Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124
Título: O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental
Autor: Vieira, Cristiano Simião
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3956430381020013
Orientador: Souza, Daniela Maria Bastos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4856221548369438
Co-orientador : Jimenes, George Chaves
Palavras-chave: Saúde mental;Trauma psíquico;Educação física
Citação: VIEIRA, Cristiano Simião. O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The objective of this study is to analyze how school physical education can contribute to the mental health of students, in a comparison between the pharmacological treatment and the benefits of physical education, in the protection and / or rehabilitation of the psyche that suffered childhood traumas by developing mental disorders. The methodology used was a bibliographical review starting from works that deal with what is psychological trauma, what its consequences, the treatment of pharmacology and the benefits physical education in the recovery and / or health protection. In conclusion, we will evaluate the efficacy and efficacy of pharmacological treatments, physical exercises, their points of divergence or convergence regarding the protection and / or recovery of the psyche in response to psychological trauma.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cristianosimiaovieira.pdf938,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.