Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Daniela Maria Bastos de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Cristiano Simião | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T11:57:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-27T11:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Cristiano Simião. O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124 | - |
dc.description | O objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze how school physical education can contribute to the mental health of students, in a comparison between the pharmacological treatment and the benefits of physical education, in the protection and / or rehabilitation of the psyche that suffered childhood traumas by developing mental disorders. The methodology used was a bibliographical review starting from works that deal with what is psychological trauma, what its consequences, the treatment of pharmacology and the benefits physical education in the recovery and / or health protection. In conclusion, we will evaluate the efficacy and efficacy of pharmacological treatments, physical exercises, their points of divergence or convergence regarding the protection and / or recovery of the psyche in response to psychological trauma. | pt_BR |
dc.format.extent | 55 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Trauma psíquico | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.title | O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3956430381020013 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4856221548369438 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Jimenes, George Chaves | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_cristianosimiaovieira.pdf | 938,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.