Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/123456789/1124
Title: | O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
Authors: | Vieira, Cristiano Simião |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/3956430381020013 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Daniela Maria Bastos de |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/4856221548369438 |
metadata.dc.contributor.advisor-co: | Jimenes, George Chaves |
Keywords: | Saúde mental;Trauma psíquico;Educação física |
Citation: | VIEIRA, Cristiano Simião. O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | The objective of this study is to analyze how school physical education can contribute to the mental health of students, in a comparison between the pharmacological treatment and the benefits of physical education, in the protection and / or rehabilitation of the psyche that suffered childhood traumas by developing mental disorders. The methodology used was a bibliographical review starting from works that deal with what is psychological trauma, what its consequences, the treatment of pharmacology and the benefits physical education in the recovery and / or health protection. In conclusion, we will evaluate the efficacy and efficacy of pharmacological treatments, physical exercises, their points of divergence or convergence regarding the protection and / or recovery of the psyche in response to psychological trauma. |
Description: | O objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1124 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_cristianosimiaovieira.pdf | 938,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.