Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1062
Título: Controle de emissão e validação de diplomas digitais utilizando Blockchain
Autor: Morais, Anderson Melo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4825772150496499
Orientador: Mendonça, Sérgio Francisco Tavares de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6313698968060384
Palavras-chave: Computação;Computadores – Medidas de segurança;Blockchains (Base de dados)
Data do documento: 25-Jan-2019
Citação: MORAIS, Anderson Melo de.Controle de emissão e validação de diplomas digitais utilizando Blockchain.2019.66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: With the development of new technologies, new challenges also arise regarding the security of the many information that is constantly generated. This paper aims to evaluate the feasibility of using Blockchain to guarantee security in the issuance of digital diplomas by Higher Education Institutions and to develop an application to exemplify the process of issuing and validating a digital document. For this, a bibliographical research was carried out to understand the operation of a Blockchain network and the level of security presented by it, also sought to understand how the process of issuing a diploma is given and what security mechanisms traditionally used for data protection. Next, a web system was implemented, using modern development tools, in order to demonstrate the issuance of a digital diploma and the use of a local Blockchain network to register this document. The application also allows the validation of documents issued using a multi-level query system, which verifies that the document is registered in the application database and the local Blockchain, only to confirm its authenticity.
Resumo: Com o desenvolvimento de novas tecnologias surgem também novos desafios em relação a segurança das inúmeras informações que são geradas constantemente. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a viabilidade do uso de Blockchain para garantir segurança na emissão de diplomas digitais por Instituições de Ensino Superior e desenvolver uma aplicação para exemplificar o processo de emissão e validação de um documento digital. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para entender o funcionamento de uma rede Blockchain e qual o nível de segurança apresentado por ela, também buscou-se compreender como se dá o processo de emissão de um diploma e quais os mecanismos de segurança tradicionalmente utilizados para a proteção de dados. Em seguida foi realizada a implementação de um sistema web, utilizando ferramentas modernas de desenvolvimento, com o intuito de demonstrar a emissão de um diploma digital e a utilização de uma rede Blockchain local para o registro deste documento. A aplicação permite ainda, a validação de documentos emitidos, utilizando-se de um sistema de consulta em múltiplos níveis, que verifica se o documento se encontra registrado na base de dados da aplicação e na Blockchain local, para só então confirmar a sua autenticidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1062
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andersonmelodemorais.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.