Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1049
Título: Harmonização de cervejas artesanais pernambucanas com as sobremesas reconhecidas patrimônios culturais imateriais do Estado
Autor: Pimentel, Daniele Dantas
Orientador: Coutinho, Edilma Pinto
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2457761897019367
Palavras-chave: Gastronomia;Confeitaria - Pernambuco;Cerveja – Pernambuco;Sobremesas – Pernambuco
Data do documento: 2019
Citação: PIMENTEL, Daniele Dantas. Harmonização de cervejas artesanais pernambucanas com as sobremesas reconhecidas patrimônios culturais imateriais do Estado. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Este trabalho se propôs a apresentar as possiblidades de harmonização entre cervejas artesanais pernambucanas e suas sobremesas reconhecidas Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco tais como o Bolo de Rolo, a Cartola e o Bolo Souza Leão. Uma vez que o mercado de cervejas artesanais tem crescido de forma acelerada dentro do estado pernambucano e tem gerado um nicho cada vez mais procurado como é o caso da harmonização entre cerveja e preparo, surgiu o interesse de investigar algumas interações entre cervejas artesanais e sobremesas da mesma região visto não ser uma relação ainda muito explorada no campo da harmonização com cervejas. Neste, foram realizadas pesquisas sobre o tema, levantamento de uma banco de dados contendo sessenta cervejarias artesanais que foram identificadas dentro do estado de Pernambuco contendo seus principais estilos de produção, os quais, permitiram selecionar os estilos utilizados nas harmonizações com estas sobremesas. Foram elaboradas fichas de avaliação para serem aplicadas no processo de harmonização entre cervejas e sobremesas, bem como o preparo das mesmas no Laboratório de Gastronomia da UFRPE, viabilizando assim, as etapas de harmonização, que ocorreram no mês de dezembro de 2018 com seis propostas de interação, sendo duas cervejas com estilos diferentes por sobremesa, ficando da seguinte maneira: Cervejas APA e Coffee Stout com Bolo de Rolo; Cervejas Weizen e Stout Mel de Engenho com Cartola e Cervejas Weizen e American IPA com Bolo Souza Leão. Os resultados obtidos evidenciaram a potência cultural, gastronômica e cervejeira do estado de Pernambuco, bem como refletiu a boa aceitação das interações propostas com sua rica doçaria e suas cervejarias artesanais, torando-se assim, mais uma busca pela valorização da gastronomia cervejeira pernambucana, sendo também uma ferramenta para novos estudos que venham a ser realizados na área de harmonização entre cervejas e sobremesas, a qual pode ser estudada e explorada de infinitas formas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1049
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_danieledantaspimentel.pdf837,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.