Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1046
Title: | A educação anarquista na literatura acadêmica brasileira |
Authors: | Souza, Tarcis Silva de |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/9796985357020792 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Alencar, Anderson Fernandes de |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/9517716593738845 |
Keywords: | Educação e Estado;Anarquismo;Educação - Brasil |
Issue Date: | 31-Jan-2019 |
Citation: | SOUZA, Tarcis Silva de. A educação anarquista na literatura acadêmica brasileira. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
Description: | O presente trabalho busca, partindo de estudos e reflexões obtidas no decorrer do presente curso e de estudos individuais a respeito do tema, tomando por base artigos acadêmicos já publicados em periódicos científicos acerca do tema, aspectos práticos, teóricos e éticos a respeito de uma educação livre das amarras apresentadas pela instituição estatal. A defesa de uma educação livre – em especial no cenário educativo Brasileiro – se dá em face das eminentes falhas do sistema estatal de ensino desde a sua concepção, a qual se mostrou violenta aos indivíduos, impossibilitando o pensamento reflexivo. Partindo das discussões levantadas por Rothbard, Colson, Proudhon, Bakunin, Silva, Althusser, Oliveira Thoreau, e Gallo, foi possível estabelecer um diálogo consistente acerca dos aspectos éticos, morais e práticos de uma educação sem a influência do Estado Já em relação a metodologia adotada, é necessário definir que se trata de uma pesquisa bibliográfica, em face dos próprios objetivos definidos para a realização da mesma, questão de pesquisa, e caracterização da mesma. Também foi possível no decorrer do trabalho, observar os referenciais que mais apareceram nos artigos selecionados, para assim, traçar de maneira mais reflexiva os paradigmas e desafios do pensamento anarquista no cenário educacional Brasileiro. Por fim, busco estabelecer novas perspectivas a respeito da educação nacional, e travar um novo diálogo a respeito da mesma. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1046 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_tarcissilvadesouza.pdf | 393,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.