Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alencar, Anderson Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Souza, Tarcis Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T14:40:48Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T14:40:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Tarcis Silva de. A educação anarquista na literatura acadêmica brasileira. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1046 | - |
dc.description | O presente trabalho busca, partindo de estudos e reflexões obtidas no decorrer do presente curso e de estudos individuais a respeito do tema, tomando por base artigos acadêmicos já publicados em periódicos científicos acerca do tema, aspectos práticos, teóricos e éticos a respeito de uma educação livre das amarras apresentadas pela instituição estatal. A defesa de uma educação livre – em especial no cenário educativo Brasileiro – se dá em face das eminentes falhas do sistema estatal de ensino desde a sua concepção, a qual se mostrou violenta aos indivíduos, impossibilitando o pensamento reflexivo. Partindo das discussões levantadas por Rothbard, Colson, Proudhon, Bakunin, Silva, Althusser, Oliveira Thoreau, e Gallo, foi possível estabelecer um diálogo consistente acerca dos aspectos éticos, morais e práticos de uma educação sem a influência do Estado Já em relação a metodologia adotada, é necessário definir que se trata de uma pesquisa bibliográfica, em face dos próprios objetivos definidos para a realização da mesma, questão de pesquisa, e caracterização da mesma. Também foi possível no decorrer do trabalho, observar os referenciais que mais apareceram nos artigos selecionados, para assim, traçar de maneira mais reflexiva os paradigmas e desafios do pensamento anarquista no cenário educacional Brasileiro. Por fim, busco estabelecer novas perspectivas a respeito da educação nacional, e travar um novo diálogo a respeito da mesma. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Anarquismo | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.title | A educação anarquista na literatura acadêmica brasileira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9796985357020792 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9517716593738845 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Garanhuns | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Garanhuns | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_tarcissilvadesouza.pdf | 393,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.