Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1042
Título: Descrição sensorial de vinhos experimentais elaborados com uvas submetidas a diferentes sistemas de condução
Autor: Campos, Joacir Fernandes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2124337313570405
Orientador: Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
Palavras-chave: Gastronomia - Estudo e ensino (Estágio);Uva - Cultivo;Vinho e vinificação - Análise
Data do documento: 2018
Citação: CAMPOS, Joacir Fernandes. Descrição sensorial de vinhos experimentais elaborados com uvas submetidas a diferentes sistemas de condução. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O sistema de condução na videira influência diretamente nas características sensoriais do vinho. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de dois sistemas de condução (cortina simples – retombante e monoplano vertical – ascendente) em vinhos experimentais de Cabernet Sauvignon elaborados no Vale do São Francisco, safra 2017 nas características sensoriais do vinho. A aplicação da Análise Descritiva Quantitativa, por uma equipe treinada, associada ao teste tStudent e análise de componentes principais resultou em satisfatória diferenciação dos vinhos em função do sistema de condução. Não obstante diferenças significativas (p<0,05) observadas, os vinhos do sistema retombante apresentam como principais descritores a cor, aromas de frutas vermelhas e etílico, sabor de frutas vermelhas acidez e pungência, e os do sistema vertical ascendente pela percepção dos aromas floral, de frutas secas e herbáceo, corpo e sabor amadeirado. As duas primeiras componentes principais explicaram 88,7% da variância total dos dados, da qual a primeira componente (CP1) representou 80,13%, sendo a principal responsável pela discriminação das amostras em função do sistema de condução. A identificação de descritores para os vinhos, e suas variações entre os dois sistemas de condução possibilitou indicar o sistema retombante para a elaboração de vinhos de melhor qualidade e potencial de guarda.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1042
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_ joacirfernandescampos.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.