Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1036
Título: O tratamento da análise linguística na base nacional comum curricular
Autor: Silva, Bianca dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2425495549011133
Orientador: Silva, Elaine Cristina Nascimento da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2898599129662523
Palavras-chave: Análise linguística;Base Nacional Comum Curricular;Língua Portuguesa
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: SILVA, Bianca dos Santos. O tratamento da análise linguística na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Este trabalho possui como objetivo central investigar como a prática de Análise Linguística é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, tomamos como base uma concepção de língua como interação e realizamos uma pesquisa documental focando no tópico da BNCC relativo ao ensino da Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após análise deste documento, os resultados apontaram que as concepções defendidas pelo documento se assemelham com o que pensam os autores que são referências na área, embora conceitos importantes como o de gêneros textuais não sejam devidamente delimitados. Vimos também que a Base não delimita quais os objetivos pretendidos especificamente para o trabalho com a Análise Linguística. Observamos, ainda, que o documento orienta um trabalho interessante com os elementos gramaticais a partir dos textos. Ele tenta englobar, ainda, a diversidade textual, embora as habilidades delimitadas se limitem a levar os alunos a identificarem e reproduzirem os gêneros. Por fim, observamos que as orientações didáticas fornecidas não são claras e objetivas, estando diluídas ao longo do documento e nas entrelinhas. Diante disso, concluímos que fica clara a necessidade do professor analisar criticamente as propostas feitas neste documento, adequando-as e complementando-as em sua sala de aula.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1036
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_biancadossantossilva.pdf836,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.