Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1036
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elaine Cristina Nascimento da | - |
dc.contributor.author | Silva, Bianca dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T12:01:48Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T12:01:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bianca dos Santos. O tratamento da análise linguística na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1036 | - |
dc.description | Este trabalho possui como objetivo central investigar como a prática de Análise Linguística é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, tomamos como base uma concepção de língua como interação e realizamos uma pesquisa documental focando no tópico da BNCC relativo ao ensino da Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após análise deste documento, os resultados apontaram que as concepções defendidas pelo documento se assemelham com o que pensam os autores que são referências na área, embora conceitos importantes como o de gêneros textuais não sejam devidamente delimitados. Vimos também que a Base não delimita quais os objetivos pretendidos especificamente para o trabalho com a Análise Linguística. Observamos, ainda, que o documento orienta um trabalho interessante com os elementos gramaticais a partir dos textos. Ele tenta englobar, ainda, a diversidade textual, embora as habilidades delimitadas se limitem a levar os alunos a identificarem e reproduzirem os gêneros. Por fim, observamos que as orientações didáticas fornecidas não são claras e objetivas, estando diluídas ao longo do documento e nas entrelinhas. Diante disso, concluímos que fica clara a necessidade do professor analisar criticamente as propostas feitas neste documento, adequando-as e complementando-as em sua sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O tratamento da análise linguística na base nacional comum curricular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2425495549011133 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2898599129662523 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Garanhuns | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Garanhuns | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_biancadossantossilva.pdf | 836,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.