Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1033
Título: Reflexões sobre o ensino de produção textual : uma análise do que propõe a base nacional curricular comum para os anos finais do ensino fundamental
Autor: Araújo, Ubiralange Virgínio Nunes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3056116470173462
Orientador: Santos, Eudes da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8701527300251171
Palavras-chave: Textos - Produção;Língua portuguesa - Estudo e ensino;Base Nacional Comum Curricular
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: ARAÚJO, Ubiralange Virgínio Nunes de.Reflexões sobre o ensino de produção textual: uma análise do que propõe a base nacional curricular comum para os anos finais do ensino fundamental.2019.37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This work has as an objective to reflect on how the textual production is treated on National Common Curricular Base – BNCC (2017). The research fits as qualitative, bibliographical and documentary, justified on the basis of BNCC’s document. Especifically, we focused analysing on how this document directs the teaching skills of elementary school on its final years. Therefore, we took as a basis the following authors: Antunes (2009); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010) among others, to address issues relating to textual production and other related topics. The analysis of the document showed that, the exis of textual production is presented in a way that takes the teacher to work with the portuguese language following the perspective that writing is not something tight, but interactive, systematic and procedural. Finally, this work led us to understand that the BNCC points out proposals for the development of skills that are essential for student’s life, in a way that the student has an active, integral and relevant learning for the social life.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como a produção textual é tratada na Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2017). A pesquisa se enquadra como qualitativa, de cunho bibliográfico e de caráter documental, justificada por termos tomado como base o documento da BNCC. Especificamente, nos detemos em analisar sobre como o documento direciona o fazer docente em relação ao ensino da produção textual para discentes do ensino fundamental, anos finais. Para tanto, tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de texto e outros temas correlatos. A análise do documento evidenciou que o eixo da produção textual é apresentado de uma forma que leva o docente a trabalhar com a língua portuguesa seguindo uma perspectiva que não vê o ato de escrever como algo estanque, isolado em si mesmo, mas sim de maneira interativa, sistemática e processual. Enfim, este trabalho nos levou a entender que a BNCC aponta propostas para o desenvolvimento de competências que são essenciais na vida do aluno, de uma forma em que o aluno tenha uma aprendizagem ativa, integral e relevante para a vida social.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1033
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ubiralangevirgínionunesdearaújo.pdf410,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.