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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/993
Título: | Hip hop: a contribuição dos rappers evangélicos da cidade de Recife-PE na ressignificação do sagrado e do profano |
Autor: | Bezerra, Erasmo Ribeiro |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0344988958733571 |
Orientador: | Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1540473468896261 |
Co-orientador : | Aquino, Rosa Maria de |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7663893470581900 |
Palavras-chave: | Rap (Música);Sagrado, O;Hip-hop (Cultura popular);Música popular cristã |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | BEZERRA, Erasmo Ribeiro. Hip hop: a contribuição dos rappers evangélicos da cidade de Recife-PE na ressignificação do sagrado e do profano. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | The evangelical religious field has been presenting significant changes in this postmodern world and with this the understanding about the sacred and the profane adapts according to the religious demand of the different evangelical trends. Within this context, evangelical music underwent several transformations so that, as time passed, it became increasingly heterogeneous. This work sought to understand how and when hip-hop culture was assimilated by the evangelical field in the city of Recife - PE, breaking with the borders between the sacred and the profane, in order to convert young people. The subjects of the research were three rappers from Recife. The qualitative methodology was applied with recorded interviews and non-participant observation of the artistic performances by the three artists. After analyzing the history and characteristics of the re-signified hip-hop, that was renamed as gospel hip-hop, as well as after studying its relationship with the sacred and the secular spaces, we concluded that the sacralization of this musical genre was more successful among the young audiences of less conservative churches and it was made possible by the role of some evangelical churches and the religious consumer market that sought to legitimize hip-hop for religious purposes. Yet, this process has faced resistance and is still being resisted by many of the more conservative evangelicals. |
Resumo: | O campo religioso evangélico vem apresentando mudanças significativas nesse mundo pósmoderno e com isso o entendimento sobre o sagrado e profano se adapta de acordo com a demanda religiosa das diferentes vertentes evangélicas. Dentro deste contexto, a música evangélica passou por várias transformações de modo que ao passar do tempo, ela se tornou cada vez mais heterogênea. Neste trabalho se buscou compreender como e quando a cultura hip hop foi assimilada pelo campo evangélico na cidade de Recife - PE, rompendo com a fronteira entre o sagrado e o profano, a fim de converter jovens. Os sujeitos da pesquisa foram três rappers recifenses. Foi aplicada a metodologia qualitativa com entrevistas gravadas e observação não participante das apresentações dos três artistas. Após a análise da história e características do hip hop que foi ressignificado e passou a ter o rótulo gospel, como também ao estudar sua relação com os espaços sacro e secular, conclui-se que a sacralização desse gênero musical foi mais exitosa no público jovem de igrejas menos conservadoras e foi possível graças ao papel de algumas igrejas evangélicas e ao mercado de consumo religioso que buscou legitimar o hip hop para fins religiosos, no entanto, esse processo sofreu e ainda sofre resistência de boa parte dos evangélicos mais conservadores. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/993 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede) |
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