Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Paula Rejane Lisboa da-
dc.contributor.authorSantos, Roberto Cassimiro dos-
dc.date.accessioned2019-05-13T14:51:32Z-
dc.date.available2019-05-13T14:51:32Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Roberto Cassimiro dos. A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/992-
dc.descriptionO presente trabalho resulta da elaboração da monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Para a realização do mesmo, partimos da seguinte indagação: como ocorre o ensino da cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa trata-se de investigar como o professor leciona os conteúdos de cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública do Ensino Fundamental do município de Garanhuns-PE, no mês de dezembro de 2018. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, contendo 11 questões direcionadas a 05(cinco) professores do 1° ao 5º ano. A pesquisa demonstrou que alguns professores entrevistados têm dificuldades e insegurança em trabalhar a cartografia para os alunos e que às vezes, recorrem à ajuda de amigos que são formados na área (Geografia) e pesquisam em livros ou na internet uma melhor maneira de ensinar. Os resultados também apresentaram que os sujeitos da pesquisa consideram o ensino da cartografia importante, uma vez que possibilita uma leitura de mundo que o aluno só consegue realizar, se o professor estiver seguro, conhecer o assunto e souber mediar os conteúdos da Geografia em suas aulas. Desta forma, a compreensão da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, visto que, o aluno levará este conhecimento por todo o período em que estiver na escola e mesmo após sair dela.pt_BR
dc.description.abstractThe present work results from the elaboration of the conclusion monograph of the Degree in Pedagogy, Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), Academic Unit of Garanhuns (UAG). For the accomplishment of the same, we start from the following question: how does the teaching of the cartography in the classes of Geography in the initial years of the basic education? In this sense, the general objective of the research is to investigate how the teacher teaches cartography contents in Geography classes in the initial years of elementary school. It was a field research with qualitative approach, carried out in a public school of the Garanhuns-PE municipality, in the month of December, 2018. The data collection instrument used was a semistructured interview, containing 11 questions directed to 05 (five) teachers from 1st to 5th grade. Research has shown that some interviewed teachers have difficulties and insecurity in working on cartography for students and that sometimes they resort to the help of friends who are trained in the area (Geography) and research in books or the internet a better way to teach. The results also showed that the subjects of the research consider the teaching of cartography important, since it allows a reading of the world that the student can only accomplish, if the teacher is safe, know the subject and know how to mediate the contents of Geography in his classes. In this way, the understanding of cartography in the initial years of elementary education is of paramount importance, since the student will take this knowledge throughout the period in which he is in school and even after leaving it.pt_BR
dc.format.extent49 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2457531285655008pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9170949640305247pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_robertocassimirodossantos.pdf373,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.