Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/989
Título: | Atividades lúdicas na educação infantil: diálogos entre organização curricular e o cotidiano |
Autor: | Cordeiro, Thais do Nascimento |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9604232469811580 |
Orientador: | Oliveira, Robson Santos de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4215662836134397 |
Palavras-chave: | Educação de crianças;Aprendizagem cognitiva;Prática de ensino |
Data do documento: | 5-Fev-2019 |
Citação: | CORDEIRO, Thais do Nascimento. Atividades lúdicas na educação infantil: diálogos entre organização curricular e o cotidiano. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
Abstract: | This work had as general objective reporting satisfactory experiences with activities developed in a class of early childhood education in a nursery school in the municipality of Garanhuns-PE. South to demonstrate the importance of recreational activies on early child education in the development of the child in their pyisical, psychological, social and intellectual Analysis of some activities that have been developed by a teacher with children, as the evaluation analysis on early childhood education in this class, and was also analyzed the physical space of the creche where search was developed. For it in embasamos in the early childhood area scholars and playfulness as: Froerbeel, Piaget, Arce, and official documents LDB/96, BNCC, national curriculum Parameters for the early childhood education (1998), basic parameters of infrastructure for Early childhood institutions, among others. This work is characterized as a field research with qualitative approach of the ethnographic type, because understanding the phenomena in your daily life, to use this survey as a tool for data collection, observation record photographic and the questionnaire. It was evident that the activities developed in the class has a significant contribution to the learning of children, thus contributing as one of the teaching strategies used by the teacher in the teaching-learning process. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral relatar experiências satisfatórias com atividades lúdicas desenvolvidas em uma turma de Educação Infantil, em uma creche no município de Garanhuns-PE. Procurou-se demonstrar a importância de atividades lúdicas na Educação Infantil no desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Foi realizada a análise de algumas atividades lúdicas que foram desenvolvidas pela docente com as crianças, análise de como acontece à avaliação na Educação Infantil nesta turma, e também foi analisado o espaço físico da creche onde foi desenvolvida a pesquisa. Para isso nos embasamos em estudiosos da área de educação infantil e ludicidade como: Froerbeel, Piaget, Arce, e documentos oficiais LDB/96, BNCC, Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, entre outros. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo etnográfica, pois compreender os fenômenos em seu cotidiano, para essa pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação, registro fotográfico e o questionário. Ficou evidente que as atividades lúdicas desenvolvidas na turma tem uma contribuição significativa para o aprendizado das crianças, contribuindo assim como uma das estratégias de ensino utilizada pela docente no processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/989 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_thaisdonascimentocordeiro.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.