Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/986
Title: As HQS na escola: disseminando saberes e compartilhando aprendizagens
Authors: Andrade, Ialle Juliana Marques
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/1858714316525626
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Valdirene Moura da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/8238548957613487
Keywords: Histórias em quadrinhos;Ambientes de sala de aula;Prática de ensino
Issue Date: 4-Feb-2019
Citation: ANDRADE, Ialle Juliana Marques. As HQS na escola: disseminando saberes e compartilhando aprendizagens. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Description: A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: De que maneira as HQs podem ser utilizadas como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo contribuir metodologicamente para a utilização das HQs enquanto recurso didático. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos alterar a situação inicial constada que se caracterizava pela ausência da utilização das HQs enquanto recurso didático/pedagógico, através de intervenções no formato de oficinas pedagógicas realizadas com professoras de uma escola em Garanhuns/PE. Desse modo, propomos as docentes reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos enquanto instrumento aliado nos processos de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de trazer contribuições metodológicas, considerando a potencialidade dinâmica e desafiadora das HQs propomos a execusão de um projeto intitulado “HQzando”. As ações desenvolvidas levaram a uma modificação de compreensão, possibilitando as docentes uma ampliação da forma com que concebiam as HQs passando a enxergar suas potencialidades para o campo educacional. A execusão do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar as HQs para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/986
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_iallejulianamarquesandrade.pdf2,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.