Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/985
Título: Mulheres e questões de gênero nas Ciências sociais: uma análise das matrizes curriculares do curso de Ciências sociais da UFRPE
Autor: Santos, Amanda Ramos Alves dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6465456614324783
Orientador: Benzaquen, Júlia Figueredo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0325443406402140
Palavras-chave: Identidade de gênero;Mulheres;Ciências sociais - Currículos
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Amanda Ramos Alves dos. Mulheres e questões de gênero nas Ciências sociais: uma análise das matrizes curriculares do curso de Ciências sociais da UFRPE. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Esta monografía investiga qué espacios son ocupados por las mujeres autoras y contenidos relacionados a las cuestiones de género en las matrices curriculares del curso de Ciencias Sociales de la UFRPE. Para ello, en un primer momento hubo una revisión bibliográfica, a partir de la consulta de literatura que trata de las temáticas de la historia de las Ciencias Sociales en la UFRPE, cuestiones curriculares y de la inclusión de género, y de los estudios postcoloniales enfatizando las perspectivas feministas. Durante la investigación la recolección de datos se dio a través de los análisis documentales de los Proyectos Pedagógicos del Curso y de los textos administrativos. Así, fueron identificadas en las bibliografías básicas de todas las disciplinas obligatorias presentes en la segunda y tercera matrices curriculares las autoras que fueron y son trabajadas durante la graduación y como todos los componentes de las tres matrices abordan o no contenidos relacionados a las cuestiones de género. En la recolección de datos, se aplicaron entrevistas semiestructuradas con cinco docentes y cinco discentes con la finalidad de identificar cuáles son las percepciones de estos sujetos sobre las asignaturas asignadas y sus importes en la composición de las matrices curriculares. La investigación reveló que a lo largo de estos 27 años de historia del curso hubo una creciente sensibilidad en relación a la inclusión de las cuestiones de género y autoras mujeres. Sin embargo, los datos presentados muestran que las autoras siguen siendo invisibilizadas y que las discusiones de género aún no están propuestas de forma consistente en el currículo del curso de Ciencias Sociales de la UFRPE.
Resumo: Esta monografia investiga quais espaços são ocupados pelas mulheres autoras e conteúdos relacionados às questões de gênero nas matrizes curriculares do curso de Ciências Sociais da UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE, questões curriculares e da inclusão de gênero, e dos estudos pós-coloniais enfatizando as perspectivas feministas. Durante a pesquisa a coleta de dados se deu através das análises documentais dos Projetos Pedagógicos do Curso e dos textos administrativos. Assim, foram identificadas nas bibliografias básicas de todas as disciplinas obrigatórias presentes nas segunda e terceira matrizes curriculares as autoras que foram e são trabalhadas durante a graduação e como todos os componentes das três matrizes abordam ou não conteúdos relacionados às questões de gênero. Ainda na coleta de dados, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes e cinco discentes com a finalidade de identificar quais as percepções destes sujeitos sobre as disciplinas mapeadas e suas importâncias na composição das matrizes curriculares. A investigação revelou que ao longo destes 27 anos de história do curso houve uma crescente sensibilidade em relação à inclusão das questões de gênero e autoras mulheres. No entanto, os dados apresentados mostram que as autoras continuam sendo invisibilizadas e que as discussões de gênero ainda não estão propostas de forma consistente no currículo do curso de Ciências Sociais da UFRPE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/985
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_amandaramosalvesdossantos.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.