Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/949
Título: Tétano em canino – relato de caso
Autor: Wambach, Xélen Faria
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1232076204298875
Orientador: Rolim, Maria Betânia de Queiroz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5676854885081836
Palavras-chave: Cães - Doenças;Tétano;Sistema gastrointestinal - Doenças
Data do documento: 9-Jan-2019
Citação: WAMBACH, Xélen Faria. Tétano em canino – relato de caso. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (HOVET - UFRPE), Recife/PE, na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, no período de 18 de setembro a 05 de dezembro de 2018. Teve como objetivo, citar as casuísticas acompanhadas nos atendimentos da especialidade de dermatologia, e dos ambulatoriais clínicos, com ênfase ao relato de caso clínico de um canino, macho não castrado, da raça Pitbull com três meses de idade, com diagnóstico clínico de tétano. Nos atendimentos ambulatoriais, além das casuísticas dermatológicas, observou-se as gastrointestinais e infectocontagiosas com alta frequência para caninos e felinos. Destes casos, destacou-se o de um canino com diagnóstico clínico de tétano, com histórico de ferida em portão de ferro enferrujado, sinais clínicos característicos de tétano como espasmos musculares, trismo grave, posição de cavalete, paralisia espástica generalizada, tetraparalisia espástica, rigidez da musculatura corporal e da cervical, hiperestasia severa, entre outras. Conclui-se que o ESO foi de imensa importância para a formação pessoal e profissional, aprimorando raciocínio lógico e desenvolvimento de novas habilidades práticas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/949
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_xelenfariawambach.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.