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Título: Extensão universitária: integração acadêmica e social através de ações interdisciplinares das ciências agrárias
Autor: Silva, Daniel Dias da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4967459162060058
Orientador: Marinho, Ana Virgínia
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8207812492517198
Palavras-chave: Extensão universitária - Aspectos sociais;Educação rural - Aspectos sociais;Agricultura familiar e educação
Data do documento: 4-Dez-2018
Citação: SILVA, Daniel Dias da. Extensão universitária: integração acadêmica e social através de ações interdisciplinares das ciências agrárias. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Over the years, rural communities, especially settlements, are synonymous with the struggle and conquest of the land, but with the conquest it also comes to the uncertainties regarding the new perspectives of production, income, housing, working conditions and quality of life. Considering the extension as the interdisciplinary, educational, cultural, scientific and political process that promotes the transformative interaction between the university and other sectors of society, this Course Conclusion Paper presented a "case study" experienced during the period from 2013 to 2017, through activities of University Extension. The activities were developed in settlements of agrarian reform in Zona da Mata Pernambucana. From the interdisciplinary model, educational, preventive and curative actions were carried out through pedagogical practices for the integration of several fragmented knowledge of the agrarian sciences, health and education, in the construction of mutual knowledge (educator - educator, educator - educator). Interdisciplinary pedagogical interventions, used and supported by the indissociable principle Teaching, Research and Extension, contributed to the construction of knowledge and the improvement of the technical-scientific production of the multidisciplinary team. We conclude that the University-Community interaction, together with the construction of theoretical-practical knowledge among all involved and the interventions elaborated in the settlements, provided differentiated formations of professionals with a more holistic, sensitive and committed view of social promotion and development of citizen awareness, which suggests the continuity of the project, in the face of new research and perspectives.
Resumo: Ao longo dos anos as comunidades rurais, especialmente os assentamentos são sinônimos de luta e conquista da terra, porém com a conquista também vem às incertezas relativas às novas perspectivas de produção, renda, moradia, condições de trabalho e qualidade de vida. Considerando a extensão como o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. Objetivou-se com este Trabalho de Conclusão de Curso apresentar um “estudo de caso” vivenciado, durante período de 2013 a 2017, por meio, de atividades de Extensão Universitária. As atividades foram desenvolvidas em assentamentos de reforma agrária na Zona da Mata Pernambucana. A partir do modelo de interdisciplinaridade foram realizadas ações educativas, preventivas e curativas através de práticas pedagógicas para a integração de vários conhecimentos fragmentados das ciências agrárias, saúde e educação, na construção dos saberes mútuos (educador – educando; educando – educador). As intervenções pedagógicas interdisciplinares, utilizadas e apoiadas no princípio indissociável Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuíram na construção de saberes e no aprimoramento da produção técnica-científica da equipe multidisciplinar. Concluímos que a interação Universidade-Comunidade, juntamente com a construção de conhecimentos teórico-práticos entre todos os envolvidos e as intervenções elaboradas nos assentamentos, propiciou formações diferenciadas, de profissionais com uma visão mais holística, sensível e comprometida com a promoção social e o desenvolvimento de consciência cidadã, o que sugere a continuidade do projeto, frente a novas pesquisas e perspectivas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/935
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