Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/934
Título: Aspectos clinicos e tratamento em cadelas portadoras de Piometra
Autor: Silva, Valdi Barbosa da
Orientador: Almeida, Edvaldo Lopes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1496582925826113
Palavras-chave: Cães - Doenças - Tratamento;Útero - Fisiopatologia;Medicina Veterinária - Diagnóstico;Cirurgia veterinária
Data do documento: 27-Jul-2018
Citação: SILVA, Valdi Barbosa da. Aspectos clinicos e tratamento em cadelas portadoras de piometra. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: A piometra destaca-se como um processo toxi-infeccioso inflamatório mediado por influência hormonal que ocorre na fase luteal, considera-se uma doença que requer rápido tratamento devido a sua importância. Este trabalho objetivou trazer uma revisão de literatura e um relato de caso de uma cadela portadora de piometra aberta, sob os aspectos clínicos e tratamento cirúrgico, detalhando a ovariosalpingohisterectomia. Conclui-se que, devido à grande agressão que a doença causa no organismo, faz-se necessário mais trabalhos acadêmicos sobre o tema, com o intuito de incrementar o acervo científico sobre Hiperplasia Endometrial Cística – Piometra.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/934
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_valdibarbosadasilva.pdf729,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.