Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/928
Título: Relatório Do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): prevalência de cardiopatias caninas e felinas em ambulatórios de cardiologia durante o Estágio Supervisionado Obrigatório
Autor: Tavares, Lara Castro Jatobá
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5843505317956153
Orientador: Moura, Roseana Tereza Diniz de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6842974413081119
Palavras-chave: Cardiologia veterinária;Animais domésticos - Doênças;Medicina Veterinária - Diagnóstico;Coração - Doênças
Data do documento: 24-Ago-2018
Citação: TAVARES, Lara Castro Jatobá. Relatório Do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): prevalência de cardiopatias caninas e felinas em ambulatórios de cardiologia durante o Estágio Supervisionado Obrigatório. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado sob orientação do Prof.ª Dr.ª Roseana Tereza Diniz de Moura e realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), localizada em Botucatu/SP, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Gomes Lourenço, e na clínica NAYA Especialidades localizada em São Paulo/SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Ronaldo Jun Yamato, totalizando 420 horas. Objetivou-se, nesse relatório, descrever as atividades realizadas durante o ESO, assim como apresentar a prevalência e os conceitos de cardiopatias caninas, organizando uma revisão bibliográfica para aprofundamento e apropriação da aprendizagem. As principais atividades desenvolvidas foram avaliação pré-cirúrgica, consultas cardiológicas, avaliação de pressão arterial sistêmica, exames como eletrocardiograma, holter e ecodopplercardiograma. Ao total foram atendidos 211 animais, destes, 99 avaliações pré-cirúrgicas, 112 consultas cardiológicas, 49 aferições de pressão arterial sistêmica, 34 eletrocardiogramas e 55 ecodopplercardiogramas. Foram realizados 100 diagnósticos cardiológicos, sendo as cardiopatias adquiridas mais frequentes do que as arritmias e as cardiopatias congênitas, sendo a degeneração mixomatosa da valva mitral a mais prevalente em cães e gatos. Nas avaliações pré-cirúrgicas também foram diagnosticadas cardiopatias assintomáticas tais como a degeneração mixomatosa da valva mitral, defeito de septo atrial e hipertensão pulmonar arterial.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/928
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_laracastrojatobatavares.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.