Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/922
Título: Criminalidade e desempenho econômico: uma análise em séries temporais para a Região Metropolitana do Recife
Autor: Silva Junior, Ivanildo Batista da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7725162413337027
Orientador: Silva, Diego Firmino Costa da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8895265465747877
Palavras-chave: Criminalidade urbana;Ocupações;Renda;Análise de séries temporais
Data do documento: 2018
Citação: SILVA JUNIOR, Ivanildo Batista da. Criminalidade e desempenho econômico: uma análise em séries temporais para a Região Metropolitana do Recife. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: O presente trabalho analisa o comportamento temporal das ocorrências de crimes na Região Metropolitana de Recife (uma importante região do país) e testar se a ocupação e a renda interferiram na dinâmica da criminalidade observada na RMR ao longo de 2007 a 2015. Foram utilizadas ferramentas econométricas de séries temporais para fazer a análise, sendo: Análise de correlação, teste de estacionariedade Dickey-Fuller, teste de cointegração de Johansen, teste de causalidade de Granger, modelo VAR (vetor autorregressivo), função impulso-resposta e a decomposição da variância. O teste de correlação mostrou que existem variáveis de crime que são correlacionadas com variáveis econômicas, como por exemplo, acidentes de trânsito, tráfico e posse de entorpecentes, que são correlacionadas com taxa de ocupação e renda. As funções impulso-resposta mostraram resultados autorregressivos e respostas significativas e persistentes do choque de variáveis econômicas em séries de crimes, principalmente no curto prazo. A decomposição da série mostrou que com o passar do tempo a composição da variância dos crimes de acidentes e furtos tem uma participação mais expressiva da variável de taxa de ocupação, enquanto para os crimes de posse e roubos essa participação na composição da variância torna-se um pouco mais expressiva para a variável econômica de renda.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/922
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ivanildobatistadasilvajunior.pdf329,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.