Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/915
Title: Cinomose: revisão literária e pesquisa sobre a circulação do vírus nos canídeos silvestres Cerdocyon thous (cachorro-do-mato) e Chrysocyon brachyurus (lobo- guará)
Authors: Almeida, Bárbara Ferreira de
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/2329583516227520
metadata.dc.contributor.advisor: Maia, Rita de Cássia Carvalho
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/2624582592628384
metadata.dc.contributor.advisor-co: Silva, Jean Carlos Ramos da
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: http://lattes.cnpq.br/8705354960174177
Keywords: Cinomose;Animais silvestres;Cães selvagens;Lobo-guará;Virologia veterinária
Issue Date: 24-Aug-2018
Citation: ALMEIDA, Bárbara Ferreira de. Cinomose: revisão literária e pesquisa sobre a circulação do vírus nos canídeos silvestres Cerdocyon thous (cachorro-do-mato) e Chrysocyon brachyurus (Lobo- Guará). 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Description: O vírus da cinomose canina é um morbilivírus de alta virulência que aflige muitos animais, dos quais, os cães domésticos são os principais acometidos. Atinge também, canídeos selvagens, mamíferos terrestres e aquáticos. Os canídeos silvestres são os mais vulneráveis pela similaridade com os domésticos quanto às características da família dessas espécies. O presente trabalho fez uma revisão literária sobre o vírus, e a partir de então, comparar o que já se viu sobre o mesmo em trabalhos científicos de espécies silvestres com a espécie de domésticos, quando os últimos já têm circulação bem elucidada. O trabalho também abrange uma pesquisa de campo, com a qual se procurou estudar a circulação do vírus em cães selvagens das espécies Cerdocyon thous (Cachorro-do-mato) e Chrysocyon brachyurus (Lobo-guará), coletando amostras biológicas por swab retal de indivíduos residentes em cativeiro. As amostras coletadas apresentaram um resultado que tem que ser mais discutido mais a frente por ser inconclusivo. Este documento faz parte do relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) que foi realizado sob orientação da Professora Dra. Rita De Cássia Carvalho Maia, dividido em duas etapas nas instituições: Associação Mata Ciliar (ONG), Jundiaí, SP e Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, sede. Ao total foi realizada uma carga horária de 420 horas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/915
Appears in Collections:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_eso_barbaraferreiradealmeida.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.