Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/914
Título: Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO
Autor: Ramos, Manoel Carlos Freire
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3507463870291043
Orientador: Santos, Edna Michelly de Sá
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706618430575429
Palavras-chave: Dermatologia veterinária - Tratamento;Animais domésticos - Doenças;Hospitais veterinários - Recife (PE)
Data do documento: 9-Ago-2018
Citação: RAMOS, Manoel Carlos Freire. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: O Estágio Supervisionado foi realizado em dois locais, sendo um deles Hospital Veterinário (HOVET) da Universidade Federa Rural de Pernambuco, localizado no bairro de Dois Irmãos, Recife-PE e outro foi no centro dermatológico veterinário (DERMATOVET) localizado no bairro de Boa Viagem, Recife-PE. Durante o estágio ficou bem claro que os números de casos dermatológicos são sempre superiores as outras casuísticas clínicas dentre essas os casos de maior frequência ocorridos foram as dermatites alérgicas (por ectoparasitos, alimentar ou atopia), seguidas pelas afecções infecciosas provocadas por agentes como bactérias, protozoários ou fungos. No HOVET, foram acompanhados durante o estágio 111 pacientes, sendo 98 caninos, 12 felinos e um lagomorfo, onde 65 pacientes foram casos dermatológicos e 46 foram decorrentes de outras casuísticas clínicas. Na Dermatovet foram atendidos durante o período de estágio 51 animais, sendo 43 caninos e oito felinos, dentre esses 47 casos foram dermatológicos e quatro de outras casuísticas clínica. Desta forma, fica comprovado a grande importância do estudo da Dermatologia Veterinária na rotina da clínica, para que haja uma adequada abordagem, para o diagnóstico, e elaboração dos tratamentos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/914
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_manoelcarlosfreireramos.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.