Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/908
Título: O papel das ferrovias no crescimento econômico do Brasil
Autor: Carvalho, Denys Nunes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9977572018477403
Orientador: Coelho Júnior, Álvaro Furtado
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
Palavras-chave: Concorrência (Brasil);Indicadores econômicos (Brasil);Transporte
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, Denys Nunes. O papel das ferrovias no crescimento econômico do Brasil. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Productive chains from the most diverse sectors need to operate with efficient logistics to compete in the global and national market. Transport infrastructure is a tool for competitiveness and, in this sense, the rail mode has represented the best option in terms of the volume of cargo transported over great distances, and is responsible, for the most part, for the transportation of ores, which 77% of the total transported in 2018. They also accounted for 47% of the country's growing agricultural crops, which now represent a significant part of the national GDP. Railways also represent an alternative of high reliability because they present a decrease in the accident rates, not to mention that they do not congestion, they are more economical and much less polluting. In Brazil, there is still little rail link between cities, and then have to subject the prices of products to freight costs to trucks, including fuel, whose supply has been affected by the absence of more modalities. In this work, the importance of railways and their economic characteristics in the postconcessions period is verified, seeking to determine if their participation in the logistics scenario from 1998 onwards represents a vehicle for economic transformation, and plays a relevant role in the composition of the matrix of Brazilian transport.
Resumo: Cadeias produtivas dos mais diversos setores precisam operar com logística eficiente para competir no mercado global e nacional. A infraestrutura de transportes é uma ferramenta para a competitividade e, neste sentido, o modal ferroviário tem representado a melhor opção em termos de volume carga transportada a grandes distâncias, e é responsável, em sua maior parte, pelo transporte de minérios, que responderam por 77% do total transportado em 2018. Também foram responsáveis pelo escoamento até os portos de 47% das crescentes safras agrícolas do país, que hoje representam parte importante do PIB nacional. As ferrovias também representam uma alternativa de alta confiabilidade por apresentarem queda nos índices de acidentes, sem falar que dispensam congestionamentos, são mais econômicos e bem menos poluentes. No Brasil, ainda há pouca ligação ferroviária entre as cidades, tendo então que submeter os preços dos produtos aos custos dos fretes aos caminhões, inclusive o combustível, cujo abastecimento tem sido afetado pela ausência de mais modalidades. Neste trabalho, verifica-se a importância das ferrovias e suas características econômicas no período pós-concessões, buscando averiguar se sua participação no cenário logístico no período de 1998 em diante representa um veículo de transformação econômica, e se assume papel relevante na composição da matriz de transporte brasileira.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/908
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_denysnunescarvalho .pdf593,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.