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Título: “O incrível mundo dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica” ações educativas no entorno de unidades de conservação
Autor: Amaral, Jéssica Monique da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1830373986976646
Orientador: Santos, Ednilza Maranhão dos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5812920432455297
Palavras-chave: Educação ambiental;Anfíbios;Réptil;Conservação da natureza;Escola
Data do documento: 2018
Citação: AMARAL, Jéssica Monique da Silva. “O incrível mundo dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica” ações educativas no entorno de unidades de conservação. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: With more than 70% of its original coverage area degraded, the Atlantic Forest still has a huge biodiversity and shelter about 730 species of amphibians and repitles, however, due to advances in urbanization and tenacity of popular beliefs which incites the population's loathing towards these animals, some species are endangered. Since the protected areas are an important tool for the preservation of species, the use of educational actions is fundamental to dismystify inherited beliefs and clarify the importance of these animals to the human population being the main resource in the management plan of an UC. In this way, the objective of this work was to promote and evaluate educational actions through travelling exhibitions on public schools around three Conservation Units, Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), Estação Ecológica do Caetés (ESEC-Caetés) and Refúgio de Vida Silvestre do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), aiming at valuing the importance of Atlantic Forest's reptiles and amphibians, stimulating the sensitization of the human community to forests and animals. The exhibitions were performed for three consecutive years aimed at students from 7th year of elementary education to 2nd year of high school. Each exhibition had a collection of banners and communicative boards, representative forests scenery, pictures of species, interactive booklets, a written questionnaire, taxidermized and preserved animals, also had live animals. A total of 20 schools and 2,141 students participated in the actions, aged between 9 and 21 years old. The students were participative in all activities, they demystified legends and beliefs through monitor's explanations, also reported the use of reptiles and amphibians in human nourishment, through photographs showed the most common species in the area where they live, some of them relate coexistence with these animals as well as feelings such as affection, fear and curiosity. After the explanations some students showed interest in helping to conserve these animals and the biome, which was reflected in positive answers of the questionnaires, where they answered that in order to help preserve the Biome they must not kill animals, take care of the forest and raise awareness about the importance of species on their community and stated they will teach friends and parents about it in speeches such as "I'll tell my mom the forest has to be preserved", "Me and my friends, from now on, we'll be the heroes of animals". The environmental education is an essential tool for demystification, awareness and appreciation of the environment, inducing in humans the will to conserve, being a buttress for ecological balance.
Resumo: Com mais de 70% de sua cobertura original degradada a Mata Atlântica ainda possui uma alta biodiversidade e abriga cerca de 730 espécies de anfíbios e répteis, todavia, devido ao avanço da urbanização e a fixação de crendices populares que instigam a aversão da população a respeito desses animais, algumas espécies encontram-se ameaçadas de extinção. Sendo as Unidades de Conservação (UC’s) uma importante ferramenta para preservação das espécies. Portanto, é de fundamental importância a utilização de ações educativas para desmistificar e esclarecer a importância desses animais para a população humana, sendo um instrumento fundamental no plano de manejo de uma UC. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi promover e avaliar ações educativas através de exposições itinerantes em escolas da rede pública do entorno de três Unidades de Conservação, Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), Estação Ecológica do Caetés (ESEC-Caetés) e Refúgio de Vida Silvestre do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), visando à valorização da importância dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica, estimulando a sensibilização da comunidade humana para com as florestas e os animais. As exposições foram realizadas no período de três anos consecutivos voltadas para alunos do 7º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio. Cada exposição continha um acervo de banners e placas comunicativas, cenário representando a floresta, animais vivos, em meio líquido e taxidermizados, fotos das espécies da herpetofauna, cartilha interativa e um questionário. Participaram das ações um total de 20 escolas e 2.141 alunos, com idades entre nove e 21 anos. Os alunos se mostraram participativos em todas as atividades, esclareceram lendas e crendices através das explicações, relataram o uso de anfíbios e répteis na alimentação humana, através das fotografias mostraram as espécies mais comuns na área onde residem, alguns alunos narram a coexistência com esses animais assim como sentimentos como afeição, medo e curiosidade. Após as explicações alguns alunos demonstraram interesse em ajudar na conservação desses animais assim como do Bioma, o que foi refletido em respostas positivas dos questionários, onde responderam que para ajudar na preservação do Bioma devem não matar os animais, cuidar da floresta e conscientizar outras pessoas e expuseram que iriam ensinar aos amigos e familiares a importância da herpetofauna e da Mata Atlântica em falas como “Vou falar para minha mãe que a mata tem que ser cuidada”; “Eu e meus amigos agora vamos ser os heróis dos animais”. Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para desmistificação, conscientização e valorização do meio ambiente, induzindo, no ser humano, a vontade de conservar sendo um pilar para o equilíbrio ecológico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/891
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