Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/883
Título: Relatório Do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Vigilância em Saúde do Município De Camaragibe – Pernambuco: o dilema da esporotricose no Município De Camaragibe – Pernambuco
Autor: Lima, Gianniny Vignoly Pereira da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3193475746452046
Orientador: Brandespim, Daniel Friguglietti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
Palavras-chave: Epidemiologia veterinária - Camaragibe (PE);Gatos - Doenças;Vigilância sanitária - Camaragibe (PE)- Controle;Doenças inflamatórias da pele - Aspectos da Saúde
Data do documento: 12-Jul-2018
Citação: LIMA, Gianniny Vignoly Pereira da Silva. Relatório Do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Vigilância em Saúde do Município De Camaragibe – Pernambuco: o dilema da esporotricose no Município De Camaragibe – Pernambuco. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar uma análise sobre a situação atual da esporotricose no município de Camaragibe – Pernambuco, a partir da vivência realizada durante o período de ESO e acompanhamento das atividades de rotina do setor de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Durante esta vivência foram realizadas visitas domiciliares, após atendimento de denúncias, para investigação epidemiológica e coleta de material em felinos suspeitos, principalmente nos bairros com maior incidência de casos, além do; encaminhamento para a realização dos exames no LACEN-PE, e levantamento de dados sobre os casos humanos notificados no ano de 2017. Entre as potencialidades relacionadas ao controle da doença pelo município, observou-se a elaboração de uma ficha de notificação e o início de um processo de capacitações contínuas dos profissionais de saúde para realização e melhoria na qualidade das notificações, a criação de um fluxograma que possibilita o atendimento efetivo dos casos humanos e animais, além do mapeamento das áreas e denúncias de animais suspeitos. Entretanto, também foram caracterizadas algumas fragilidades, tanto do próprio sistema de saúde como da comunidade, como por exemplo, a exigência de um diagnóstico centralizado que aumenta o tempo de diagnóstico; a dificuldade de identificação da doença pelos profissionais de saúde; dificuldade de comunicação entre a vigilância e atenção básica; impossibilidade de tratamento dos animais pelos tutores por não assumirem a responsabilidade dos casos, resultando em um excessivo número de abandonos e óbitos; além da falta de recursos que possibilitem uma busca ativa eficaz pelas equipes de saúde, assim como ações de educação em saúde para a prevenção. Portanto, após a vivência do ESO foi possível observar que o controle e a prevenção da esporotricose devem ser programados por uma estratégia de trabalho contínua, com equipes multiprofissionais que compreendam as necessidades de todos os atores envolvidos, procurando soluções eficientes com o objetivo da promoção de uma saúde única.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/883
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_gianninyvignolypereiradasilvalima.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.