Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/875
Título: Gás perfeito: uma análise do conteúdo dos livros didáticos de química do ensino médio
Autor: Nino, Thomaz de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7368745279894423
Orientador: Soares Neto, Luciano de Azevedo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7676222115726194
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Livros didáticos - Ensino médio - Análise;Físico-química - Estudo e ensino;Gases - Estudo e ensino
Data do documento: 6-Jul-2018
Citação: NINO, Thomaz de Souza. Gás perfeito: uma análise do conteúdo dos livros didáticos de química do ensino médio. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This paper presents an analysis of the presentation of the contents of perfect gas in high school books made available by the national didactic book Program in public schools educational program throughout the country. The choice of books is through the list provided by the program itself in your guide, and the reading of works by looking at illustrations, contextualization, criteria language and presentation of the content in comparison with the book of reference widely used in training courses for teachers of chemistry. Linearity is observed on the criteria related to the general structure of the book and the presentation of the content, with absences of contention some works or incoherent and appropriate presentation too, but, in general, a need for improvements of the textbooks offered in the public schools of our country that can cause a prejudice to the teaching of students.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da apresentação do conteúdo de gás perfeitos nos livros do ensino médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático as escolas públicas cadastradas no programa em todo o país. A escolha dos livros é feita através da lista disponibilizada pelo próprio programa em seu guia, sendo realizada a leitura das obras observando critérios de ilustrações, contextualização, linguagem e apresentação do conteúdo em comparação com o livro de referência utilizado amplamente em cursos de formação de professores de química. Observa-se linearidade nos critérios relacionados a estrutura geral do livro e a apresentação do conteúdo, com ausências do conteúdo em algumas obras ou apresentação incoerente e adequada também, mas, em geral, uma necessidade de melhorias dos livros didáticos oferecidos nas escolas públicas do nosso país que podem causar um prejuízo ao ensino dos estudantes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/875
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_thomazdesouzanino.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.