Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/873
Title: Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
Authors: Guerra, Angela Cecília Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Sandra Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
metadata.dc.contributor.advisor-co: Freitas, Kátia Cristina Silva de
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
Keywords: Eletroquímica - Estudo e ensino;Didática;Química (Ensino médio)
Issue Date: 2018
Citation: GUERRA, Angela Cecília Soares. Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: We report an investigation directed to the speeches that occurred as the students of the 3rd year of high school in a public school located in the neighborhood of Santo Amaro / Recife-PE, aiming to analyze the biosensor theme as a didactic proposal complementary to the teaching of electrochemistry. For that, a sequence of activities involving diagnosis, expository class, and dialogue, experimentation, contextualization and problematization were elaborated. Results showed that it is possible to work with the biosensor theme in high school to encourage students to use scientific knowledge. The students who presented difficulties in understanding the chemical concepts of oxidation / reduction and pile after didactic strategies used is a result that is acceptable because the contents involve the principles of electrochemistry have often been pointed out by teachers and high school students as one of the issues that represents great difficulties in the teaching-learning process. Due to the good performance of the students who were willing to participate in this research we can consider that the proposal proved to be a useful strategy for the production of answers and explanations about the knowledge of the principles of electrochemistry. Even for the students who did not reach the understanding of this content, the results indicated that actions like this can be a tool that helps the students to become aware of how they understand the difficulties involved in the concepts of electrochemistry issues.
Description: Relatamos uma investigação direcionada aos discursos ocorridos com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro de Santo Amaro/Recife-PE, apresentando como objetivo analisar o tema biossensor como proposta didática complementar ao ensino de eletroquímica. Para tanto, foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo diagnose, aula expositiva, e dialogada, experimentação, contextualização e problematização. Resultados mostraram que é possível trabalhar com o tema biossensor no ensino médio para estimular os alunos e alunas a usarem o conhecimento científico. Os alunos(as) que apresentaram dificuldades em compreender os conceitos químicos de oxidação/redução e pilha após as estratégias didáticas utilizadas é um resultado que é aceitável, pois os conteúdos que envolvem os princípios da eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Devido ao bom desempenho dos alunos que se dispuseram a participar desta pesquisa, podemos considerar que a proposta mostrou ser uma estratégia útil para a produção de respostas e explicações sobre o conhecimento dos princípios da eletroquímica. Mesmo para os alunos que não alcançaram a compreensão deste conteúdo, os resultados sinalizaram que ações como esta podem constituir uma ferramenta que auxilia aos alunos e alunas na tomada da consciência sobre o modo como compreendem as dificuldades que envolvem os conceitos da eletroquímica ao não saber solucionar as questões propostas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/873
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_angelacecíliasoaresguerra.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.