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Título: Concepções de licenciandos em química da UFRPE–Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências
Autor: Oliveira, José Elivelton Gomes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8408629611124567
Orientador: Souza, Sandra Rodrigues de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
Co-orientador : Lima, Analice de Almeida
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/2273105974559580
Palavras-chave: Analogia - Educação;Ciências - Estudo e ensino;Professores de Química - Formação
Data do documento: 1-Ago-2018
Citação: OLIVEIRA, José Elivelton Gomes de. Concepções de licenciandos em química da UFRPE–Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The analogical reasoning is present in scientific theories, textbooks and researches based on the use of analogies as a teaching resource for the teaching of chemistry and for this reason, it is essential to analyze the conceptions of chemistry undergraduate of UFRPE-SEDE "future teachers" on the use of analogies and their influences in the teaching-learning process of the sciences. The instruments for data collection were two questionnaires, group resolution and discussion about an ENADE 2017 issue, observation and audio recording. The subjects of the research were composed of fifteen undergraduates who studied the subject of Compulsory Supervised Internship I in the 7th night of chemistry degree at the Federal Rural University of Pernambuco - UFRPE unit SEDE in Dois Irmãos. The results show that only six undergraduates defined the analogies using the terms comparison and association, but also two undergraduates confuse this concept with an example. Furthermore, during questionnaire II, it is perceived that they recognize the analogies as facilitator of the teaching-learning process, but they believe that there are limitations in their use. Therefore, they think that it is very important the initial training for the teacher preparation in the use of this didactic resource, and for them the use of analogies in their classes would be pertinent, however, they would be planned and could be done also spontaneously to answer some questioning of the students. When questioned the presence of the study of analogies during the graduation, it is noticed that the majority considered that the time dedicated to the subject was not enough, and this result together with the research studied, warn that, during their initial formation, there is a need for a more specific preparation in relation to analogue resources. For, the undergraduates did not recognize any methodology for the use of analogies as a didactic resource, even in the final phase of the graduation course, and when participating in this research they were able to revise their conceptions regarding teaching practices with analogies, starting with the resolution of questionnaire II and of the question of ENADE, in which they established pedagogical justifications for the use or not of analogies.
Resumo: O raciocínio analógico está presente em teorias científicas, em livros didáticos e pesquisas baseadas na utilização das analogias como recurso didático para o ensino de química e por esse motivo, torna-se essencial analisar as concepções de licenciandos em química da UFRPE-SEDE “futuros professores” sobre o uso das analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, resolução e discussão em grupo acerca de uma questão do ENADE 2017, observação e gravação de áudio. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por quinze licenciandos que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I no 7º período noturno de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE unidade SEDE em Dois Irmãos. Os resultados mostram que, apenas seis licenciandos definiram as analogias utilizando os termos comparação e associação, mas também dois licenciandos confundem esse conceito com um exemplo. Além disso, no decorrer do questionário II, percebe-se que eles reconhecem as analogias como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, porém acreditam que há limitações no seu uso. Por isso, eles julgam que é de muita relevância a formação inicial para o preparo docente na utilização desse recurso didático, e para eles o emprego das analogias em suas aulas seria pertinente, porém, as mesmas seriam planejadas e podendo ser feitas também de forma espontânea para responder algum questionamento dos alunos. Ao ser questionado a presença do estudo das analogias no decorrer da graduação, percebe-se que a maioria considerou que foi pouco o tempo dedicado ao tema, e esse resultado juntamente com as pesquisas estudadas, alertam para o fato de que, durante sua formação inicial, há uma necessidade de um preparo mais específico em relação aos recursos analógicos. Pois, os licenciandos não reconheceram nenhuma metodologia para a utilização das analogias como recurso didático, mesmo em fase conclusiva do curso de graduação, e ao participarem dessa pesquisa puderam rever suas concepções quanto às práticas docentes com analogias, a partir da resolução do questionário II e da questão do ENADE, em que estabeleceram justificativas pedagógicas para o uso ou não das analogias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/871
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