Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Fabiana Cristina da | - |
dc.contributor.author | Lima, Fernanda Alencar | - |
dc.contributor.author | Gama, Maria Celeste Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T20:45:54Z | - |
dc.date.available | 2019-04-04T20:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fernanda Alencar; Gama, Maria Celeste Conceição. A literatura infantil afro-brasileira na construção da identidade étnico-racial. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/866 | - |
dc.description | Esta pesquisa objetivou analisar como as crianças ressignificam a sua identidade a partir do trabalho pedagógico com a temática de literatura infantil afro-brasileira no espaço escolar, de uma turma do ensino fundamental. A educação deve ser entendida como instrumento transformador e a escola, deve proporcionar oportunidade para a construção das identidades etnicorraciais de forma positiva. O campo teórico do trabalho está fundamentado nos estudos de Coelho (2000); Duarte (2007); Gomes (2005); Hall (2006); Andrade (2001); Munanga (1999) e Zilberman (2003). Para compreender os diversos fatores sociais envolvidos, optou-se pela abordagem qualitativa. A coleta de dados teve inspiração na pesquisa-ação, utilizando-se alguns dos seus princípios. Foram realizadas, ainda, observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, a partir da criação de categorias temáticas. Os resultados da pesquisa revelam que os livros de literatura afro-brasileira presentes no espaço foram analisados positivamente, entretanto, não foi observada sua utilização nas aulas. Foi revelada a dificuldade de identificação por parte das crianças negras, tanto nas falas das professoras, quanto nos desenhos das crianças sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que importante ter consciência acerca da relação entre o trabalho de valorização da história e da cultura afro-brasileira com a identificação positiva de crianças negras. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze how children re-signify their identity from the pedagogical work with the theme of Afro-Brazilian children's literature in the school space, from a class of elementary school in a school of the municipal network of Recife-PE. Education should be understood as a transformative instrument and the school, being one of the spaces where it occurs, should provide an opportunity for the construction of a racial-ethnic identity in a positive way. The theoretical field of work is based on the studies of Coelho (2000); Duarte (2007); Gomes (2005); Hall (2006); Andrade (2001); Munanga (1999) and Zilberman (2003). To understand the various social factors involved, we opted for the qualitative approach. Data collection was inspired by action research, using some of its principles. Systematic observations and semi-structured interviews were also carried out. For the analysis of the data was used content analysis, from the creation of thematic categories. The research revealed a positive qualitative evaluation of the books of Afro-Brazilian literature present in the classroom, not being observed the use of the same in the pedagogical practice of the researched teachers. It is also worth noting the importance of problematization in classes on the historical participation of enslaved people, as a way of breaking with negative identifications by black children. | pt_BR |
dc.format.extent | 70 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Identidade (Psicologia) em crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Identidade racial | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil afro-brasileira na construção da identidade étnico-racial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0645978485996064 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1197657152620260 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6908776370908653 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_fernandaalencarlima.mariacelesteconceiçãogama .pdf | 873,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.