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Título: Representações de gênero nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor: Silva, Camila Alves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0007676117664652
Orientador: Portela Júnior, Aristeu
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
Palavras-chave: Sexismo nos livros didáticos;Identidade de gênero na educação;Ensino fundamental
Data do documento: 19-Dez-2018
Citação: SILVA, Camila Alves. Representações de gênero nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: In the current context of Brazilian education, many efforts have been made to eliminate discussions in schools about gender identities. This work was constructed from the understanding of the need to reflect on this theme in the school environment, considering the social inequalities between men and women, justified by biological differences. Understanding that these inequalities are materialized in the school environment through teaching practices, routines and didactic materials, the aim was to analyze the representations of gender present in textbooks of the second cycle of the initial years of Elementary School. The books analyzed belong to the Ápis collection of Editora Ática and were selected by the National Program of Didactic Book of 2016. This research was based on poststructuralist studies and, in terms of methodology of analysis of the books, was inspired by Content Analysis. From the research carried out, there was a process of perpetuating stereotypes related to women and men in textbooks, as well as the exclusion of other identities. In addition, there were mechanisms for perpetuating inequalities, but also, although rare, points of rupture. In this context, the use of a sexist language is emphasized in most of the books, in which the masculine, for the most part, presents itself as a universal reference.
Resumo: No contexto atual da educação brasileira, muitos embates vêm sendo empreendidos no sentido de eliminar as discussões, nas escolas, acerca das identidades de gênero. O presente trabalho foi construído a partir da compreensão da necessidade de refletir sobre essa temática no ambiente escolar, tendo em vista as desigualdades sociais entre homens e mulheres, justificadas por diferenças biológicas. Compreendendo que essas desigualdades são materializadas no ambiente escolar através das práticas docentes, das rotinas e dos materiais didáticos, objetivou-se analisar as representações de gênero presentes em livros didáticos do segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os livros analisados pertencem à coleção Ápis, da Editora Ática e foram selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2016. Essa pesquisa foi embasada nos estudos pós-estruturalistas e, em termos de metodologia de análise dos livros, inspirou-se na Análise de Conteúdo. Através do percurso investigativo aqui empreendido, verificou-se um processo de perpetuação de estereótipos relacionados às mulheres e aos homens nos livros didáticos, além da exclusão de outras identidades. Encontrou-se, além disso, mecanismos de perpetuação das desigualdades, mas, também, ainda que raros, pontos de ruptura. Em meio a esse cenário, destaca-se ainda, o emprego de uma linguagem sexista, em grande parte dos livros, tendo o masculino, na maioria das vezes, como referência universal.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/864
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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