Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de-
dc.contributor.authorSousa, Eveline Agostinho de Lira-
dc.date.accessioned2019-04-02T21:41:02Z-
dc.date.available2019-04-02T21:41:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Eveline Agostinho de Lira. Alfabetização de jovens, adultos e idosos: um estudo em escola municipal do Recife. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/863-
dc.descriptionA Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), é uma modalidade de ensino que, por suas funções reparadora e qualificadora, ainda no séc.XXI está distante de alcançar o objetivo de erradicar o analfabetismo que atinge parte da população adulta do Brasil. Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal Jordão Baixo na turma da modalidade EJAI e tem como objetivo geral analisar as atividades pedagógicas realizadas na turma de EJAI, para verificar se as práticas de leitura e escrita são contempladas no processo de ensino aprendizagem. Sua metodologia tem base na abordagem qualitativa e estudo de caso, onde participaram como sujeitos10 educandos/educandas e 2 docentes, cujos instrumentos foram: entrevistas com as 2 docentes, o diário de campo para as anotações necessárias. Essa pesquisa tomou como base teórica os estudos de Haddad e Di Pierro (1995), Soares (1998), Freire (1999), Galvão (2004), Brandão (2006) e outros. Concluímos que a modalidade de EJAI, precisa de uma estratégia de ensino contextualizada que atenta a função social de alfabetizar e formar sujeitos críticos para transformação de sua realidade.pt_BR
dc.description.abstractYouth, Adult and Elderly Education (EJAI) is a teaching modality that, due to its reparative and qualifying functions, is still far from reaching the objective of eradicating illiteracy that affects part of the adult population in Brazil. This research was carried out at the Municipal School Jordão Baixo in the class of the EJAI modality and has as general objective presents reflections of the literacy and literacy processes in a class of the EJAI. Its general objective is to understand if the reading and writing practices are carried out in the classroom and as the educators of this class conceive literacy related to literacy practices. Its methodology is based on the qualitative approach, participated as subjects10 students and 2 teachers, the instruments were: interviews with the 2 teachers, the field diary for notes needed. This research took as theoretical basis the studies of), Soares (1998), Freire (1999), Haddad e Di Pierro (2000), Galvão (2004), Brandão (2006). We concluded by reflecting on the importance of valuing the student of the EJAI and the improvement of the education of the educators of this modality of education.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectIdosos - Educaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens, adultos e idosos: um estudo em escola municipal do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3816764037807462pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_evelineagostinhodelirasousa.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.