Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Bruno Fernandes-
dc.contributor.authorAssis, Leonardo José Nunes de-
dc.date.accessioned2019-04-02T18:32:17Z-
dc.date.available2019-04-02T18:32:17Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.citationASSIS, Leonardo José Nunes de. A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/860-
dc.descriptionEsse trabalho teve como foco discutir a contação de histórias nos anos finais da educação infantil, bem como suas contribuições pedagógicas, lançando um olhar específico para os professores dos grupos IV e V da educação básica, em uma escola municipal localizada na cidade do Recife-PE. Como objetivo geral buscamos compreender a importância da prática de contação de histórias enquanto recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, bem como o seu aspecto lúdico e imaginativo, e, mais especificamente, a) compreender como os livros de literatura infantil contribuem no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes; e b) observar se os objetivos didáticos do docente são alcançados à medida que ele lança mão do instrumento pedagógico da contação de histórias.. Sendo esse um estudo de natureza qualitativa, buscamos construir um dispositivo metodológico que, dentre outros instrumentos, utilizou-se da análise de conteúdo para produzir uma análise descritivo-analítica das narrativas de três professores entrevistados que trabalham com a contação de histórias junto aos seus aprendizes. Por fim, a nossa pesquisa constatou a utilidade e a funcionalidade da contação de histórias como instrumento psicopedagógico que abre possibilidades no campo cognitivo e de interação mútua entre o professor e o estudante. Além de demonstrar ser bastante útil não só para o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças, mas também para o despertar de outras habilidades significativas a outros campos do aprendizado, sobretudo a formação cidadã.pt_BR
dc.description.abstractThis work focused on discussing storytelling in the last days of preschool, as well as their pedagogical contributions, giving a specific look to the teachers of the groups IV and V of Elementary School of preschool, in a municipal school. Recife PE. As a general goal we seek to understand the practice of continuing a career as a facilitator in the teaching and learning process, as well as its playful and imaginative appearance, and more specifically, a) how children's literature books contribute to the development of reading and student writing; and b) to observe the didactic objectives of the teacher are reached as he uses the pedagogical instrument of storytelling. Being this a study of the qualitative nature, we sought a methodological protocol that, from other instruments, was used from content analysis to a descriptive-analytical analysis of the narratives of three interviewed teachers who work with storytelling with their learners. Finally, the research consisted of a utility and a feature of story-keeping as a psycho-pedagogical tool that opens up possibilities in the cognitive field and interaction between teacher and student. Besides showing that it is a little useful for the development of reading and writing in children, but also for the awakening of the help of other languages, other fields of learning, especially for a new way of life.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.titleA contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8856941415871205pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8297422717781216pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_leonardojosenunesdeassis.pdf675,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.