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dc.contributor.advisorAmorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão-
dc.contributor.authorPequeno, Almira Alice Alves-
dc.date.accessioned2019-03-28T23:05:04Z-
dc.date.available2019-03-28T23:05:04Z-
dc.date.issued2018-01-14-
dc.identifier.citationPEQUENO, Almira Alice Alves. O papel do professor e a inclusão escolar da criança autista. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/858-
dc.descriptionDe um modo geral, a Política Educacional Brasileira tem promovido avanços e retrocessos, e no caso da política inclusiva essa realidade não é diferente, pois o normal e o patológico sempre estiveram imersos numa polarização quanto à compreensão daquilo que era reabilitação e escolarização. No entre meio dessa dicotomia a formação do professor também teve seus impactos. Pesquisar como a escola promove a inclusão das crianças autistas no espaço pedagógico escolar de tempo integral foi o objetivo geral desse trabalho. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, se valendo de uma coleta de dados qualitativos, tomando como referência parte do inventário aplicado por Mendes, em 2005 (Parte A dedicada à identificação dos participantes e a Parte B com duas categorias: categoria 1: ingresso e recepção da criança na turma e categoria 2 : aceitação da criança com autismo). O resultado apontou que embora a política da educação inclusiva tenha oferecido avanços, os relatos dos professores apontaram para uma direção contrária, necessitando maior investimento profissional para que as crianças possam ser bem acolhidas e aceitas no espaço educacional. É preciso que o ingresso e aceitação das crianças com autismo estejam no planejamento na escola pesquisada.pt_BR
dc.description.abstractIn general, the Brazilian Educational Policy has promoted advances and setbacks, and in the case of inclusive politics, this reality is not different, since the normal and the pathological have always been immersed in a polarization regarding the understanding of what was rehabilitation and schooling. In the middle of this dichotomy the teacher's formation also had its impacts. Finding out how the school promotes the inclusion of autistic children in the full-time school pedagogical space was the general objective of this work. The methodology used was the case study, using a qualitative data collection, taking as a reference part of the inventory applied by Mendes in 2005 (Part A dedicated to the identification of participants and Part B with two categories: category 1: admission and reception of the child in the class and category 2: acceptance of the child with autism). The results pointed out that although the policy of inclusive education has offered advances, teachers' reports have pointed in the opposite direction, requiring more professional investment so that children can be welcomed and accepted in the educational space. It is necessary that the entrance and acceptance of the children with autism are in the planning in the school researched.pt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleO papel do professor e a inclusão escolar da criança autistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3979568113706261pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5330024930917910pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
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