Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Rúbia Arruda da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-28T20:24:49Z | - |
dc.date.available | 2019-03-28T20:24:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Rúbia Arruda da. Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/857 | - |
dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora que leciona em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, a fim de compreender como promove a aprendizagem da leitura e da escrita, mais especificamente analisar como a professora organiza a sua prática pedagógica; identificar quais recursos didáticos foram utilizados pela professora e o que ela compreende sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; analisar os conhecimentos construídos pelos alunos, ao longo das atividades propostas pela docente e mapear os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e a escrita. Para isso, foi realizado um estudo de caso, cujo campo de investigação é uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro da Tamarineira. Para coleta e análise dos dados foi feito uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, uma observação participante e uma sondagem com os aprendizes. Os dados revelaram que todos os estudantes estavam na hipótese alfabética, mas em níveis diferentes de leitura e de escrita. Sobre a prática pedagógica, identificamos que a docente realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir do trabalho com alguns gêneros discursivos, priorizando mais a interpretação de texto e a compreensão leitora. Concluímos, que o ensino da leitura e da escrita deve ser uma prática sistemática do professor, sobretudo com aquelas crianças que demonstram maior dificuldades de aprendizagem, devendo o mesmo planejar previamente as suas aulas, tendo em vista os objetivos a serem alcançados. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research had as objective to analyze the pedagogical practice of a teacher who teaches in a class of the 5th grade of elementary school , in order to understand how it promotes the learning of reading and writing, more specifically to analyze how teacher organizes its pedagogical practice; identify which didactic resources were used by the teacher and what she understands about the teaching and learning process of reading and writing; analyze the knowledge built by the students, along the activities proposed by the teacher and map the students' knowledge regarding reading and writing. For that, a case study was carried out, whose field of investigation is a school of Rede Municipal de Recife, located in the Tamarineira neighborhood. To collect and analyze the data, a semi-structured interview with the class teacher, a participant observation and a survey with the apprentices was done. The data showed that all students were in the alphabetical hypothesis, but at different levels of reading and writing. On the pedagogical practice, we identify that the teacher performs a systematic work in relation to the teaching of reading and writing, starting from the work with some discursive genres, prioritizing more the interpretation of text and the reading comprehension. We conclude that the teaching of reading and writing should be a systematic practice of the teacher, especially with those children who show greater learning difficulties, and should plan their classes in advance, to achieve the objectives proposed. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) - Ensino e estudo | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Escrita - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2645969279769760 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7731108870085614 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_anarubiaarrudadasilva.pdf | 958,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.