Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Gilvaneide Ferreira de-
dc.contributor.authorCosta, Marina Catolé Guimarães Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-03-28T19:19:52Z-
dc.date.available2019-03-28T19:19:52Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Marina Catolé Guimarães Cordeiro. A profissionalidade docente no âmbito do PIBID/Pedagogia/UFRPE. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/856-
dc.descriptionA formação inicial de professores se constitui em um complexo processo voltado para a formação profissional do docente que irá fomentar as habilidades e competências necessárias para a profissão e assim, desenvolver ressignificações, vivências singulares e desafios do ser professor. Para facilitar esse caminho o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid), no âmbito de uma política nacional, oferece um espaço para que o estudante possa articular a teoria com a prática, tendo, portanto, um importante espaço na formação inicial do professor. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância do PIBID/Pedagogia para a formação inicial de professores, com o foco na profissionalidade docente. Utilizamos como estratégia metodológica uma pesquisa de caráter qualitativo com pibidianos do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na coleta dos dados usamos a análise documental do seu marco legal e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos dessa pesquisa. Após a coleta de dados, realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que o PIBID/Pedagogia/UFRPE ajuda a fortalecer a profissionalidade do futuro docente pedagogo, pois permite que os/as bolsistas tenham uma formação a partir do chão da escola, a fim de colaborarem com a construção de saberes e competências docentes, sendo estas indispensáveis para atuação nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractThe initial formation of teachers constitutes a complex process aimed at a professional formation of the teacher that will foster the skills and competences necessary for the profession and thus, developing resignifications, unique experiences and challenges of beinging a teacher. To facilitate this path, the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), within the framework of a national policy, offers a space for the student to articulate the theory seen in the classroom with the practice experienced in the future work locus, therefore, an important space in the initial formation of the teacher. In this sense, this research aimed to understand the importance of the PIBID / Pedagogy for the initial formation of teachers, with a focus on teacher professionalism. We used as methodological strategy a qualitative research with the pibidians of the pedagogy course of the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). In the data collection we used the documentary analysis of its legal framework and semi-structured interviews with the subjects of this research. After the data collection, we organize and categorize them to arrive at the interpretations and inferences that culminate in the final results presented. The data obtained shows that PIBID / Pedagogia / UFRPE helps to strengthen the teaching profession of the future pedagogical teacher, since it allows the scholarship holders to have a dimension and discussion from the ground of the school and in order to collaborate with the construction of knowledge and teaching skills, which are indispensable for teaching in schools.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA profissionalidade docente no âmbito do PIBID/Pedagogia/UFRPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9387307726868334pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1867136982092239pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marinacatoleguimaraescordeirocosta.pdf565,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.