Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/847
Título: A alteridade masculina em Possa Ser Que Seja Só o Leiteiro Lá Fora (1973) de Caio Fernando Abreu
Autor: Silva, Jefferson José Rodrigues da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4627599142824173
Orientador: Teixeira, Renata Pimentel
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
Palavras-chave: Teatro brasileiro - Aspectos antropológicos;Identidade de gênero no teatro;Masculinidade - Aspectos sociais - História
Data do documento: 7-Ago-2018
Citação: SILVA, Jefferson José Rodrigues da. A alteridade masculina em Possa Ser Que Seja Só o Leiteiro Lá Fora (1973) de Caio Fernando Abreu. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: Este trabalho se debruça sobre a dramaturgia do escritor gaúcho Caio Fernando de Abreu, a partir da primeira peça autoral desse autor; Possa ser que seja só o leiteiro lá fora (1973). Essa ficção dramática faz parte do livro Teatro Completo que reúne todos os textos teatrais escritos por Caio Fernando Abreu e teve sua primeira publicação em 1997, e uma segunda em 2009. Apesar de pouco conhecida, a dramaturgia de Caio é tão relevante quanto sua ficção, visto que ela também dialoga com as questões contemporâneas, marca forte do autor, montando um retrato da sociedade de sua época. Partindo dos questionamentos sobre gênero de Judith Butler (2003) em diálogo com os escritos de Emmanuel Lévinas (2009) sobre alteridade e tecendo um paralelo com o que escreveu Pierre Bourdieu (1998) sobre o sistema social de dominação masculina, analisamos a peça mencionada com o fim de identificarmos os traços, em sujeitos-personagens, da alteridade masculina. A segunda metade do século XX foi marcada por crescentes movimentos em favor das minorias (mulheres, negros e gays), abrindo o diálogo sobre o papel social dessas populações marginais (pois vivam a margem da sociedade). Entretanto, as discussões de gênero deixaram de lado o terreno frágil da masculinidade, por isso, ressaltaremos nesse ensaio a importância do texto teatral de Caio na exposição de indivíduos alteres estritamente ligados a geração da contracultura e do desbunde dos anos 70, período de enrijecimento da ditadura militar no Brasil, em contraste a uma onda libertária que invadiu a cabeça dos jovens da época. Quanto a estrutura do texto teatral de Caio Fernando Abreu, partiremos do conceito de drama moderno, segundo Peter Szondi (2003), apontando os elementos do drama moderna nos escritos de Caio e tecendo uma breve comparação de se texto com o teatro político de Bertold Brecht (1978).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/847
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jeffersonjoserodriguesdasilva.pdf601,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.