Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Dennys Dikson Marcelino da-
dc.contributor.authorLúcio, Gabrielli da Silva Melo-
dc.date.accessioned2019-03-20T20:27:44Z-
dc.date.available2019-03-20T20:27:44Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.identifier.citationLÚCIO, Gabrielli da Silva Melo.Efeitos discursivos da linguagem humorística no gênero stand-up.2018.42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/835-
dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo analisar através de uma metodologia analítica qualitativa os efeitos discursivos de um gênero humorístico que vem se destacando nas últimas décadas, o Stand-up; uma das mais recentes formas de se fazer humor no Brasil. Baseado nas teorias de Pêcheux (2009) e Orlandi (2010), e levando em consideração aspectos teóricos da Análise do Discurso Francesa, centramo-nos nas condições de produção dos discursos Ditos e Não Ditos, bem como nos variados efeitos de sentido encontrados em trechos de shows de Stand-up produzidos pelo apresentador e humorista Rafael Bastos. Percebeu-se mediante as análises, que o gênero carrega em seus discursos fortes cargas ideológicas que são propositalmente camufladas através dos Não Ditos, pelo fato da inviabilidade de serem totalmente proferidas. Tais chacotas são fundamentadas nos valores e nas relações que a sociedade compartilha, constituindo o que muitos chamam de humor negro. Assim, surgiu a necessidade de se fazer um estudo sobre o gênero em seus alicerces linguísticos, sociais e ideológicos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as objective analyses, using a qualitative analytical methodology, the discursive effects of a humorous genre that has been highlighting in the last years, The Stand-up Comedy; One of the most recent ways of do humor in Brazil. Based on the theories of Pêcheux (2009) and Orlandi (2010), considering the theoretical aspects of the French Discourse Analysis, we focus on the conditions of production of the said and unsaid discourses, as well as on the varied effects of sense found in the stretches of the Stand-up shows produced by the humorist and presenter Rafael Bastos. We noticed through analysis, that the genre carries in its discourses strong ideological loads that are camouflaged purposely through of the unsaid discourses, because of inviability of being totally uttered. Such derision are based on the values and relationships that society shares, constituting what many call black humor. Thus, the need arose for a study about the genre in its linguistic, social and ideological foundations.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleEfeitos Discursivos da Linguagem Humorístca no Gênero Stand-uppt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5263497905547631pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUAGpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gabriellidasilvamelolúcio.pdf429,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.