Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/831
Título: | Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa |
Autor: | Berto, Felipe de Luna |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5506333233424805 |
Orientador: | Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0470905904340465 |
Co-orientador : | Barbuio, Eduardo |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/2468107735357950 |
Palavras-chave: | Aprendizagem;Língua inglesa - Estudo e ensino;Formação profissional |
Data do documento: | 13-Jul-2018 |
Citação: | BERTO, Felipe.Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa.2018.48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
Abstract: | This research aimed to identify the main beliefs about English language learning and its influence on the learning process of future teachers of Arts course with dual qualification in Portuguese and English languages, from the Academic Unit of Garanhuns at the Federal Rural University of Pernambuco. To do so, the research was performed through the application of a questionnaire to entrant students in the graduation in 2014 and in 2018, whose data were compared. The analysis was supported by the main theories and hypotheses regarding the acquisition of languages and foreign language learning after the so-called "critical period" - Krashen (1984); and on the notion of beliefs in this learning process - Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) and Kudiess (2005). As result, it was verified that most of the presented beliefs represent obstacles in the learning process of the English language. The data obtained also suggest that the beliefs are maintained as a result of the influence of previous experiences about learning this language. |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/831 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_felipedelunaberto.pdf | 319,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.