Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/831
Title: Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
Authors: Berto, Felipe de Luna
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/5506333233424805
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0470905904340465
metadata.dc.contributor.advisor-co: Barbuio, Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: http://lattes.cnpq.br/2468107735357950
Keywords: Aprendizagem;Língua inglesa - Estudo e ensino;Formação profissional
Issue Date: 13-Jul-2018
Citation: BERTO, Felipe.Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa.2018.48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: This research aimed to identify the main beliefs about English language learning and its influence on the learning process of future teachers of Arts course with dual qualification in Portuguese and English languages, from the Academic Unit of Garanhuns at the Federal Rural University of Pernambuco. To do so, the research was performed through the application of a questionnaire to entrant students in the graduation in 2014 and in 2018, whose data were compared. The analysis was supported by the main theories and hypotheses regarding the acquisition of languages and foreign language learning after the so-called "critical period" - Krashen (1984); and on the notion of beliefs in this learning process - Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) and Kudiess (2005). As result, it was verified that most of the presented beliefs represent obstacles in the learning process of the English language. The data obtained also suggest that the beliefs are maintained as a result of the influence of previous experiences about learning this language.
Description: Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/831
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_felipedelunaberto.pdf319,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.