Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/828
Título: A Casa do Estudante do Império (CEI) e a poesia nas lutas anticoloniais (1944 – 1965)
Autor: Lima, Matheus Henrique da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5242883424192013
Orientador: Silva, Giselda Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2327404253426354
Palavras-chave: Literatura e história - Aspectos sociológicos;Poesia africana (Português);Política cultural - História
Data do documento: 18-Jan-2019
Citação: LIMA, Matheus Henrique da Silva. A Casa do Estudante do Império (CEI) e a poesia nas lutas anticoloniais (1944 – 1965). 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: In view of the historiographical discussions, based on the New Political and Cultural History, about the contributions of literature as a source for aid in the construction of the history of certain societies, the present study aims to present the Home of the Students of the Empire (CEI) (1944-1965) and the poetry notebooks, until then condensed in the collection "Autores Ultramarinos", produced within the association, as spaces of information, resistance, awareness and hope before the cultural, economic and political fractures driven by the presence of the colonizer, especially in Lusophone Africa. Thereby, we seek to know, analyze and historicize the Home of the Students of the Empire, as well as the profile of its members, identifying in the literary productions contained in the collection the main criticisms to colonial actions, discussions about an identity, revaluation of cultural aspects of possessions and notes related to the desire to disengage from the Portuguese domain. Thus, the study was done through the reading and analysis of documents produced within the institution, available in the digital collection of Mário Soares Foundation (FMS), Union of Capital Cities of Portuguese Language (UCCLA) and bibliographical references, among theses, dissertations, articles and books that contribute to the discussion of the importance of Portuguese-language African literary productions as a space to generate new visions about the internal conflicts and subsequently the history of these countries during the second half of the 20th century.Therefore, the present study seeks to contribute to the elaboration of a contrasting mosaic to the discourses disseminated by the colonizer, which are still present in a certain way in many spheres of knowledge related to the African continent.
Resumo: Tendo em vista as discussões historiográficas, fundamentadas nas abordagens da Nova História Política e Cultural, acerca das contribuições da literatura enquanto fonte para auxílio na construção da história de determinadas sociedades, o presente trabalho visa apresentar a Casa dos Estudantes do Império (1944 -1965) e os cadernos de poesia, até então condensados na coleção “Autores Ultramarinos”, produzidos no seio da associação, enquanto espaços de informação, resistência, consciencialização e esperança diante das fraturas culturais, econômicas e políticas impulsionadas pela presença do colonizador, especialmente na África Lusófona. Neste sentido, procuramos conhecer, analisar e historicizar a CEI, bem como, o perfil de seus associados, identificando, nas produções literárias contidas na coleção, as principais críticas às ações coloniais, as discussões acerca de uma identidade, a revalorização de aspectos culturais das possessões e os apontamentos ligados ao anseio de se desvencilhar do julgo português. Desse modo, o trabalho foi realizado através da leitura e análise de documentos produzidos no seio da instituição, disponíveis no acervo digital da FMS e UCCLA, e de referenciais bibliográficos, entre teses, dissertações, artigos e livros que contribuem na discussão da importância das produções literárias africanas de língua portuguesa enquanto espaço para engendrar novas visões sobre os conflitos internos e subsequentemente da História desses países, durante a segunda metade do século XX. Sendo assim, em linhas gerais, o presente trabalho busca contribuir para a elaboração de um mosaico contrastante aos discursos disseminados pelo colonizador, que ainda se encontram, de certo modo, presentes em inúmeras esferas dos saberes relacionados ao continente africano.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/828
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_matheushenriquedasilvalima.pdf777,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.