Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/826
Título: | O espelho do Brasil : uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial |
Autor: | Lima Neto, Ivônio Burégio de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5817087408195733 |
Orientador: | Silva, Fabiana de Fátima Bruce da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1540421518242292 |
Palavras-chave: | Cinema e história;Cinema - História;Representação (Filosofia);Filmes históricos - Aspectos políticos |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | LIMA NETO, Ivônio Burégio de. O espelho do Brasil: uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | Cinema is still oneofthemost popular waysofentertainingpeople. In thisformofentertainmentisseen a powerfulmachineof social propaganda, be it politicalorideological. For thisreason it isalso a remarkablehistoricalsource. The presentwork, whenusingthe cinema as a historicalsource, dialogues withthemethodsusedbyotherhistorianspreviously, whenthefocusisthe cinema, such as: Marc Ferro, Jorge Nóvoaand José D 'Assunção Barros, amongothers. The filmschosen for theanalysiswere: O Descobrimento do Brasil, 1937, directedby Humberto Mauro; Como Era Gostoso Meu Francês, 1971, directedby Nelson Pereira dos Santos; República Guaraniof 1981, directedby Sylvio Back; Hans Staden, 1999, directedby Luiz Alberto Pereira; andDesmundo, from 2003, directedby Alain Fresnot. Theywerechosen for dealing, in distinctdecades, withthe "originsofBrazil" Colonial. |
Resumo: | O cinema ainda é uma das formas de entreter mais procuradas pela população. Nesta forma de entretenimento é vista uma poderosa máquina de propaganda social, seja política ou ideológica. Por este motivo é também uma fonte histórica notável. O presente trabalho, ao usar o cinema como fonte histórica, dialoga com os métodos usados por outros historiadores anteriormente, quando o foco é o cinema, tais como: Marc Ferro, Jorge Nóvoa e José D‟ Assunção Barros, entre outros.Já os filmes escolhidos para a análise foram: O Descobrimento do Brasil, de 1937, dirigido por Humberto Mauro;Como era Gostoso Meu Frances, de 1971, dirigido por Nelson Pereira dos Santos;República Guarani de 1981, dirigido por Sylvio Back;Hans Staden, de 1999, dirigido por Luiz Alberto Pereira; eDesmundo, de 2003, dirigido por Alain Fresnot. Eles foram escolhidos por tratarem, em décadas distintas, das “origens do Brasil” Colonial. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/826 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_ivonioburepiodelimaneto.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.