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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Fabiana de Fátima Bruce da | - |
dc.contributor.author | Lima Neto, Ivônio Burégio de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T18:37:18Z | - |
dc.date.available | 2019-03-19T18:37:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETO, Ivônio Burégio de. O espelho do Brasil: uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/826 | - |
dc.description | O cinema ainda é uma das formas de entreter mais procuradas pela população. Nesta forma de entretenimento é vista uma poderosa máquina de propaganda social, seja política ou ideológica. Por este motivo é também uma fonte histórica notável. O presente trabalho, ao usar o cinema como fonte histórica, dialoga com os métodos usados por outros historiadores anteriormente, quando o foco é o cinema, tais como: Marc Ferro, Jorge Nóvoa e José D‟ Assunção Barros, entre outros.Já os filmes escolhidos para a análise foram: O Descobrimento do Brasil, de 1937, dirigido por Humberto Mauro;Como era Gostoso Meu Frances, de 1971, dirigido por Nelson Pereira dos Santos;República Guarani de 1981, dirigido por Sylvio Back;Hans Staden, de 1999, dirigido por Luiz Alberto Pereira; eDesmundo, de 2003, dirigido por Alain Fresnot. Eles foram escolhidos por tratarem, em décadas distintas, das “origens do Brasil” Colonial. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cinema is still oneofthemost popular waysofentertainingpeople. In thisformofentertainmentisseen a powerfulmachineof social propaganda, be it politicalorideological. For thisreason it isalso a remarkablehistoricalsource. The presentwork, whenusingthe cinema as a historicalsource, dialogues withthemethodsusedbyotherhistorianspreviously, whenthefocusisthe cinema, such as: Marc Ferro, Jorge Nóvoaand José D 'Assunção Barros, amongothers. The filmschosen for theanalysiswere: O Descobrimento do Brasil, 1937, directedby Humberto Mauro; Como Era Gostoso Meu Francês, 1971, directedby Nelson Pereira dos Santos; República Guaraniof 1981, directedby Sylvio Back; Hans Staden, 1999, directedby Luiz Alberto Pereira; andDesmundo, from 2003, directedby Alain Fresnot. Theywerechosen for dealing, in distinctdecades, withthe "originsofBrazil" Colonial. | pt_BR |
dc.format.extent | 60 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Cinema e história | pt_BR |
dc.subject | Cinema - História | pt_BR |
dc.subject | Representação (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Filmes históricos - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.title | O espelho do Brasil : uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5817087408195733 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1540421518242292 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em História | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
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