Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/825
Título: Trajetória do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua no Recife na década de 1980
Autor: Clemente, Heliwelton do Amaral
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6751714693764451
Orientador: Miranda, Humberto da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1254987493556824
Palavras-chave: Direitos das crianças;Direito dos adolescentes;Menores de rua;Organizações não-governamentais - Aspectos sociais - História
Data do documento: 16-Ago-2018
Citação: CLEMENTE, Heliwelton do Amaral. Trajetória do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua no Recife na década de 1980. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The National Movement of Boys and Girls of the Street (Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - MNMMR) is a non-governmental organization founded in 1985, made up of militants and social educators who articulate themselves politically in defense of the rights of children and adolescents who experience different forms of abandonment. The objective of this work is to analyze the Movement 's trajectory and its performance in the city of Recife in the 1980' s, its educational practices and its role in the struggle for the promulgation of the Child and Adolescent Statute (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA). The cataloging and analysis of documents and publications of the MNMMR allowed the construction of a narrative about its birth, its organization and its atuation at city of Recife in the 1980s. The study of exposure publications and especially the newspaper O Grito de Meninos e Meninas de Rua, a periodical constructed by children and adolescents together with educators of the Movement in Recife, from August 1988, provided an analysis of characteristics of educational practices and the participation of boys and girls in claiming the demands and denunciations of violence made by the Movement.
Resumo: O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) é uma organização não governamental fundada em 1985, composta por militantes e educadores sociais que se articulam politicamente em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que vivenciam diferentes formas de abandono. O objetivo do trabalho é analisar a trajetória e atuação do Movimento na cidade do Recife, na década de 1980, suas práticas educativas e o seu papel na luta pela promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A catalogação e análise de documentos e publicações do MNMMR permitiu a construção de uma narrativa sobre seu surgimento, sua organização e sua atuação na cidade do Recife na década de 1980. O estudo de publicações de divulgação e sobretudo do jornal O Grito de Meninos e Meninas de Rua, periódico construído por crianças e adolescentes junto com educadores do Movimento no Recife, a partir de Agosto de 1988, proporcionou uma análise de características das práticas educativas e a participação dos meninos e meninas na reivindicação das demandas e denúncias de violência feitas pelo Movimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/825
Aparece nas coleções:(CDILH) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_heliweltondoamaralclemente .pdf758,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.