Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/821
Título: O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
Autor: Araújo, Maria Aline Teixeira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8160106003052712
Orientador: Silva, Leila Nascimento da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5525936095476415
Palavras-chave: Didática;Oralidade;Livro didático
Data do documento: 23-Ago-2018
Citação: ARAÚJO, Maria Aline Teixeira de. O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental. 2018. 42 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018
Abstract: The present work investigates what space is given to orality in the didactic textbook of the 3rd year of elementary school initial years, aiming to analyze the teaching of orality in a textbook. The specific objectives are: to identify the activities on the teaching of orality proposed in the textbook and to recognize which dimensions of oral teaching the book contemplates, seeking to verify the frequency with which they appear and what the work developed. The book analyzed is PNLD 2014, Project Buriti de Português. To analyze the object under study, we used documentary research, Lüdke and André (2012) and Severino (2007) with the content analysis approach, Bardin (1977). We used Dolz and Schneuwly (2004), Dolz, Schneuwly and Pietro (2004), Leal, Brandão and Lima (2012), Leal and Seal (2012) and Dolz, Schneuwly and Haller (2004). We also used the research done with textbooks of the authors, Fernandes (2015), Brandão, Leal and Nascimento (2011), Costa (2006) and Leal, Brandão and Lima (2012). From the analysis carried out, we could observe that the book analyzed brings several activities that address orality, as well as some textual genres. What was left to be desired was the absence of one of the dimensions of oral teaching, the valorization of oral tradition texts . We conclude that it is a good collection, because it brings a good amount of activities, however, still needs some changes, in what deals with much more elaborate activities, giving space for a better development of orality.
Resumo: O presente trabalho investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. Para análise do objeto em estudo, utilizamos da pesquisa documental, Lüdke e André (2012) e Severino (2007) com a abordagem da análise de conteúdo, Bardin (1977). Tomamos como base os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi e Dionísio (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004), Leal, Brandão e Lima (2012), Leal e Seal (2012) e Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Utilizamos também das pesquisas realizadas com livros didáticos das autoras, Fernandes (2015), Brandão, Leal e Nascimento (2011), Costa (2006) e Leal, Brandão e Lima (2012). A partir da análise realizada, pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, como também trabalha alguns gêneros textuais, o que deixou a desejar foi a ausência de uma das dimensões do ensino da oralidade, a valorização de textos da tradição oral. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações, no que trata de atividades bem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/821
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaalineteixeiradearújo.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.