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Título: Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
Autor: Lima, Magda Vitória dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0023535792004826
Orientador: Silva, Elaine Cristina Nascimento da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2898599129662523
Palavras-chave: Análise do discurso;Livros didáticos;Língua portuguesa - Textos
Data do documento: 31-Ago-2018
Citação: LIMA, Magda Vitória dos Santos. Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e a alfabetização”. 2018. 65 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: The present work is an analysis of the approach developed for teaching textual production in a textbook from elementary school's 3rd grade. We aim to: Identify proposed writing activities in the textbook; Investigate whether these activities involve the writing of different textual genres; Observe whether these activities thoroughly describe all composing elements of the proposed textual production context and whether they promote deeper reflection on those elements from students; Analyse whether these activities go through all different steps for textual production: planning, storming ideas and text revision. In order to get a better grasp on our object and analyse the data, we based our studies on the work of Leal and Brandão (2007), Silva and Melo (2007a; 2007b), Leal and Melo (2007), Soares (2004), Dolz and Schneuwly (2004) and Antunes (2003), which largely discuss on textual production activities and how to teach writing. The present work developed what can be classified as a documental research, as suggested by André and Ludke (1996), and quanti-qualitative (that is, simultaneously, quantitative and qualitative) as suggested by Malhotra (2001). The analysed textbook was Ápis: Letramento e Alfabetização, which is used on the majority of schools in the city of São João-PE. We analysed all 11 activities specified on the section dedicated for textual production while verifying how work was developed for this branch of teaching. The data analysis showed that, despite the fact that students were asked to produce different genres and were exposed to examples of these, the situations proposed for production, in their vast majority, did not represent real writing practice, they only had didactic purposes. Also, the activities do not supply enough information and orientation on the characteristics of the genre for production, as well as on how to develop the theme, how to plan the writing itself and how to revise and edit the final text. We conclude that the analysed book does not hold textual production teaching practice as seen in the literature of the field, which ultimately incurs on poor motivation and support for writing. In this case, teacher's intervention becomes essential, as an alternative to modify and complement proposed activities available in the textbook.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar o livro didático do terceiro ano do ensino fundamental, buscando verificar o trabalho desenvolvido no eixo de ensino da produção textual. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as atividades de produção textual no livro didático selecionado; Investigar se as atividades propõem a escrita dos diferentes gêneros textuais; Observar se as atividades explicitam os elementos que fazem parte do contexto de produção dos textos e se levam o aluno refletir sobre tais elementos; Analisar se as atividades contemplam diferentes etapas de uma produção textual: planejamento, geração de ideias e revisão textual. Para compreendermos melhor o nosso objeto e analisarmos os dados, tomamos como base autores como Leal e Brandão (2007), Silva e Melo (2007a; 2007b), Leal e Melo (2007), Soares (2004), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003), os quais discutem sobre a atividade de produção de texto e seu ensino. A pesquisa em questão pode ser definida como documental, de acordo com André e Ludke (1996), e quanti-qualitativa (ou seja, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa), de acordo com Malhotra (2001). O livro analisado foi o Ápis: Letramento e Alfabetização, que é utilizado na maioria das escolas do município de São João-PE. Analisamos todas as 11 atividades presentes na seção específica e fixa de Produção Textual, buscando verificar como se dava o trabalho desenvolvido nesse eixo de ensino. As análises dos dados mostraram que, apesar dos alunos serem solicitados a produzir diversificados gêneros e terem acesso a exemplares destes, as situações de produção propostas, em sua maioria, não representam práticas de escrita reais, sendo meramente escolares. Da mesma forma, as atividades não fornecem orientações suficientes sobre as características do gênero a ser produzido, bem como sobre como desenvolver o tema, o planejamento e a revisão/reescrita do texto. Concluímos, assim, que o livro analisado não trabalha o eixo de produção textual completamente da forma que os referenciais teóricos utilizados nessa pesquisa defendem, ocasionando, assim, pouco estímulo e suporte para o ato da produção. Nesse caso, a intervenção do professor se torna essencial, no sentido de modificar e complementar as propostas a que tem acesso no livro didático.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/820
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