Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/818
Título: Influência do alimento inerte durante a fase de pré-cultivo de larvas do camarão pitu Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758)
Autor: Bezerra, Bartolomeu José Lemos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1846481863094619
Orientador: Correia, Eudes de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1573696341397169
Palavras-chave: Camarão - Criação;Nutrição animal;Dieta
Data do documento: 2018
Citação: BEZERRA, Bartolomeu José Lemos. Influência do alimento inerte durante a fase de pré-cultivo de larvas do camarão pitu Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758). 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: O camarão “pitu”, Macrobrachium carcinus, é uma das espécies nativas com grande potencial para o cultivo, essa espécie possui desenvolvimento larval bastante prolongado, com grande número de estágios zoea. O presente estudo objetivou avaliar o efeito de diferentes tratamentos alimentares, no crescimento e sobrevivência de M. carcinus durante o cultivo larval. O experimento foi realizado durante 17 dias, onde cinco tratamentos foram considerados: Alimento Vivo (100%) - (AV), Alimento vivo (50%) + Dieta Inerte (50%) - (AVDI), Dieta Inerte (100%) - (DI), Dieta de Emulsão (100%) - (DE); e Alimento vivo (50%) + Dieta de emulsão (50%) - (AVDE), com uma densidade de estocagem de 800 larvas por tanque. As fêmeas ovígeras de pitu foram capturadas no Rio Una, Barreiros-PE com a utilização de “covos”, iscados com pedaços de coco. As larvas foram alimentadas três vezes ao dia com alimento vivo composto por náuplios de Artemia sp, dieta inerte (ração microencapsulada) e dieta de emulsão preparada no próprio laboratório. Foi realizada uma avaliação do desenvolvimento larval a cada três dias, os dados foram analisados através de ANOVA e teste de Tukey a 5%. Foram mensurados os parâmetros de qualidade de água, sobrevivência e índice de desenvolvimento larval, onde no tratamento com alimento vivo mais dieta de emulsão obteve melhores índices de sobrevivência.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/818
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_bartolomeujoselemosbezerra.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.