Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/800
Título: Indicadores físicos da qualidade de Latossolos da Chapada do Araripe no diagnóstico de impactos ambientais
Autor: Silva, Talmo Henrique dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7010075667356445
Orientador: Almeida, Brivaldo Gomes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1998422313180942
Palavras-chave: Física do solo;Latossolos;Solos
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Talmo Henrique dos Santos. Indicadores físicos da qualidade de Latossolos da Chapada do Araripe no diagnóstico de impactos ambientais. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: A física de solos tem como objetivo o estudo e a definição, tanto qualitativa quanto quantitativa das propriedades físicas, bem como sua medição, predição e controle, a fim de entender os mecanismos que governam a funcionalidade dos solos e sua relação com o sistema. Desse modo, o objetivo da pesquisa foi determinar e avaliar os atributos físicos de Latossolos Amarelos da Chapada do Araripe sob diferentes coberturas vegetais abordados nesse trabalho. As áreas de estudo estão localizadas no topo da Chapada do Araripe, localizadas no extremo oeste do estado de Pernambuco, no município de Araripina, pertencente ao Polo Gesseiro do Araripe. Foram coletadas amostras mantendo-se a estrutura do solo, utilizando-se anéis volumétricos, para as análises de resistência a penetração de raízes (RP) e porosidade. As profundidades das coletas foram 0-10 e 10-20 cm, onde foi tomado como base um quadrado (100 x 100 m), com 4 pontos nas extremidades e 2 pontos no centro. Nas mesmas profundidades foram coletadas amostras em forma de torrão, para determinação do índice de estabilidade de agregados (IEA). Aplicando-se o teste de médias de Tukey para probabilidade de 5%, observou-se que ocorreram diferenças nos valores de (IEA) para as duas profundidades, na (RP) e macroporosidade (MA) na profundidade de 0-10 cm. Contudo a determinação de outros atributos é essencial para uma melhor análise dessas propriedades do solo, e assim identificar aqueles que mais destacam as diferenças existentes entre as áreas aqui estudadas, sendo o índice de estabilidade de agregados, a resistência a penetração de raízes, a macroporosidade e a porosidade total, propriedades de grande relevância como indicadores de qualidade dos solos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/800
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_talmohenriquedossantossilva.pdf571,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.