Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/795
Título: Associação entre a prática de atividades físicas, fatores sociodemográficos e psicossociais relacionados à escola: estudo de base populacional
Autor: Oliveira, Tuillamys Virgínio de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5951436478319151
Orientador: Tassitano, Rafael Miranda
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8162584900913172
Palavras-chave: Doenças crônicas - Prevenção;Exercícios físicos;Educação física (Ensino médio);Comportamento humano - Aspectos da saúde
Data do documento: 7-Fev-2019
Citação: OLIVEIRA, Tuillamys Virgínio de. Associação entre a prática de atividades físicas, fatores sociodemográficos e psicossociais relacionados à escola: estudo de base populacional. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Chronic Noncommunicable Diseases - NCDs are a growing disease each year, accounting for 63% of the 36 million deaths worldwide. With a view to reducing the alarming numbers of deaths caused by NCDs, WHO has issued a report on measures to prevent and reduce the number of deaths caused by major NCDs, heart diseases, stroke, pneumopathies, cancer, diabetes and sedentary lifestyle. There are studies that prove that the physical activity is directly related to the decrease of the contraction of these diseases. Therefore, actions should be developed to encourage the practice of physical activity focusing on the individual and his environment, especially in the period of childhood and adolescence. Studies based on behavior change theories are more effective in understanding and intervening in populations at risk. For this study, the Transtheoric model was used to explain how individuals adopt new behaviors, divided into five stages (1) Pre-Contemplation, (2) Contemplation, (3) Preparation, (4) Action, (5) Maintenance. The objective of the present study was to associate the sociodemographic and psychosocial determinants related to the practice of physical activities in adolescents of the high school of the state of Pernambuco, through an epidemiological study of school base and state scope, the population covered adolescents from 14 to 19 years of age both sexes, enrolled in public secondary schools, in total were 734 schools distributed in the 16 Regional Education Offices (GREs) in the five regions of the state of Pernambuco. The results showed a high rate of female students in the Pre-Contemplation stage (65.6%), and a low percentage in the Maintenance stage (32%), different from the male students who presented a low percentage in the Pre-Contemplation stage (34,4%), and a high percentage in Maintenance stage (68%), showing more active. However, in general it was possible to observe a large percentage of students enrolled in high school in the Pre-Contemplation stage, being physically inactive and not intending to change their behavior. With this, it is necessary to create policies that favor the access of these students to places conducive to the practice of physical activities, in addition to the use of physical education as a tool for critical awareness of the adoption of a stable of active and healthy life.
Resumo: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT são um mal que vem crescendo a cada ano, sendo responsável por 63% das 36 milhões de mortes ao redor do mundo. Pensando em diminuir os números alarmantes de mortes causadas pelas DCNT, a OMS divulgou um relatório com medidas para a prevenção e diminuição no número de mortes causadas pelas principais DCNT, cardiopatias, acidentes cardio-vasculares, pneumopatias, câncer, diabetes e o sedentarismo. Existem estudos que comprovam que a atividade física está diretamente relacionada com a diminuição da contração dessas doenças. Por tanto, ações devem ser desenvolvidas para o incentivo da pratica de atividade física focando no individuo e no seu meio, sobretudo no período da infância e da adolescência. Estudos baseados em teorias de mudança de comportamento se mostram mais eficazes para o entendimento e intervenção nas populações de risco. Para esse estudo foi utilizado o modelo Transteorético que procura explicar como indivíduos adotam novos comportamentos, divido em cinco etapas (1) Pré-Contemplação, (2) Contemplação, (3) Preparação, (4) Ação, (5) Manutenção. O objetivo do presente estudo foi associar os determinantes sociodemográficos e psicossociais em relação à prática de atividades físicas entre adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Através de um estudo epidemiológico de base escolar e abrangência estadual, a população abrangeu adolescentes de 14 a 19 anos de ambos os sexos, matriculados nas escolas públicas de ensino médio, ao todo foram 734 escolas distribuídas nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) nas cinco regiões do estado de Pernambuco. Os resultados mostraram um alto índice de estudantes do sexo feminino no estágio de Pré-Contemplação (65,6%), e um baixo percentual no estágio de Manutenção (32%), diferente dos estudantes masculinos que apresentaram baixo percentual no estágio de Pré-Contemplação (34,4%), e um alto percentual no estágio de Manutenção (68%), mostrando-se mais ativos. Porém, de forma geral foi possível observar um grande percentual de alunos matriculados no ensino médio no estágio de Pré-Contemplação, mostrando-se inativos fisicamente e sem intenção de mudar seu comportamento. Com isso, é preciso que se criem politicas que favoreçam o acesso desses estudantes a locais propícios para a prática de atividades físicas, além do uso da educação física escolar como ferramenta de conscientização crítica da adoção de um estivo de vida ativo e saudável.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/795
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tuillamysvirginiodeoliveira.pdf475,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.