Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/794
Título: Formação inicial de professores de educação física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol
Autor: Santos, Thamiris Pinheiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9834300507979567
Orientador: Melo, Flávio Dantas Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9033781419336294
Palavras-chave: Professores de educação física - formação;Esporte coletivo;Handebol;Ensino - Metodologia
Data do documento: 7-Fev-2019
Citação: SANTOS, Thamiris Pinheiro. Formação inicial de professores de educação física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The teacher’s training still has some spotlight in the brazilian education research because it allows the comprehension of the pedagogical process and its objective and subjective conditions. Regarding sports teaching, the physical education teachers’ training curriculum must be based on the sportive practice in order to develop the student in a full manner. According to the document that guide the pedagogical practice in Pernambuco state, the scholar physical education must be treated through the critical-overcome perspective. Among the sports modalities, the handball is practice in schools but it not so expressive outside this environment. However, it contributes to the human values construction and development in the scholar context. The present study was proposed due to the lack realized in the initial formation of the UFRPE physical education course relates to this sport. The aim of the study was to analyze the teacher training curriculum of the UFRPE physical education teachers and the knowledge with the handball. The knowledge theory utilized was the historical-dialectical materialism. The scientific method, research and exposition, was the dialectical materialism. Our empirical camp was the knowledge production about the our research object and, for that, the empirical sources were the course political pedagogical project and the graduates. The data collect instruments were the empirical source systematic through the critical reading of the official document and the semi-structured interview. The content analysis technique was utilized to classify the data. The results were organized and systematized by the argumentation exposition and contradictions about the categories: Relationship between the general and specific elements of the sports phenomenon, Relationship of the discipline with the official documents, Dealing with the knowledge coming from the class and the OTM, PCPE, and Dealing with handball knowledge. After the curriculum analysis, facing with the interviews, we highlighted that it is necessary a more intimate relationship between the theory and pedagogical practice in the teaching-learning process of the discipline Group Sports Methodology, considering an approach with the pedagogical reality the graduates will work in. We conclude that the curriculum does not demonstrate a closer relationship with the amplified curriculum as a proposal for the scholar physical education teaching
Resumo: A formação de professores até hoje ganha destaque nas pesquisas da educação brasileira por permitir compreender as condições objetivas e subjetivas do processo do trabalho pedagógico. No que tange o ensino dos esportes, os currículos de formação de professores de Educação Física devem estar pautados no ensino da prática esportiva visando que os alunos se desenvolvam integralmente. Segundo o documento que rege a prática pedagógica no Estado de Pernambuco, a Educação Física Escolar deve ser tratada através da perspectiva críticosuperadora. Dentre as modalidades esportivas, o handebol é praticado na escola mas pouco expressivo fora dela. Porém tem sua contribuição no desenvolvimento e formação humana no contexto escolar. O presente estudo foi proposto pela lacuna percebida no curso de formação inicial em Educação Física na UFRPE relacionada a esta modalidade. O objetivo foi analisar o currículo de formação de professores de Educação Física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo históricodialético. O método científico, tanto de pesquisa quanto de exposição, foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, e para tanto, as fontes empírica foram o Projeto Político Pedagógico do curso em questão e os egressos. Os instrumentos de coleta de dados foram a sistematização das fontes empíricas através da leitura crítica dos documento oficial e a entrevista semi-estruturada. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a categorização dos dados. Os resultados foram organizados e sistematizados através da exposição das contradições das argumentações sobre as categorias: Relação entre os elementos mais gerais e específicos do fenômeno Esporte, Relação da Disciplina com os documentos oficiais, Trato com o conhecimento a partir do conhecimento oriundos da Disciplina e da OTM, PCPE, e Trato com o conhecimento Handebol. Após análise do currículo, defrontando-o com as entrevistas, sinalizamos que há indícios da necessidade de uma relação mais íntima entre a teoria e a prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem das Disciplinas de Metodologia dos Esportes Coletivos, considerando uma aproximação a realidade pedagógica na qual os egressos irão atuar. Concluímos ainda que o currículo não demonstra aproximação com a proposta de currículo ampliado como proposição para o ensino da Educação Física Escolar
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/794
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_thamirispinheirosantos.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.