Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/790
Title: O trato com o conhecimento da cultura corporal e sua relação com a saúde nas aulas de educação física
Authors: Santos, Hugo Rafael Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/6640529406330169
metadata.dc.contributor.advisor: Paiva, Andréa Carla de
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Keywords: Educação física - Estudo e ensino - Pernambuco;Saúde;Linguagem corporal;Pedagogia crítica
Issue Date: 7-Feb-2019
Citation: SANTOS, Hugo Rafael Rodrigues dos. O trato com o conhecimento da cultura corporal e sua relação com a saúde nas aulas de educação física. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: O presente trabalho de pesquisa se propõe analisar o trato com o conhecimento saúde nas aulas de Educação Física, identificando a contribuição da produção do conhecimento em Educação Física escolar no Estado de Pernambuco acerca dessa temática e reconhecendo as experiências pedagógicas de professores da área que abordam a saúde em suas aulas com base na Metodologia Crítico-Superadora. A saúde enquanto conhecimento a ser abordado nas aulas de Educação Física tem sido desenvolvido de forma predominante numa perspectiva individual, sendo necessário uma reorganização da prática dos professores para que considerem as especificidades dos sujeitos, assim como o meio no qual eles estão inseridos, levando-os a refletir pedagogicamente, de maneira crítica, sobre a relevância do conhecimento a ser construído. Sendo assim, nos valemos da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, analisada por meio da análise de conteúdo (MINAYO, 2008). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que trata pedagogicamente a saúde em suas aulas, a partir de dois aspectos: a) Concepção de acerca da saúde; b) Metodologia do Ensino. Nesse contexto, afirmamos que é possível abordar a saúde de forma crítica nas aulas de Educação Física escolar, seguindo as contribuições da Metodologia Crítico-Superadora, a qual permite, de modo sistematizado, que os professores organizem o pensamento a respeito da temática dentro das aulas de Educação Física, conduzindo o aluno a usar os conhecimentos construídos para intervir socialmente no meio que vive.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/790
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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