Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/790
Título: O trato com o conhecimento da cultura corporal e sua relação com a saúde nas aulas de educação física
Autor: Santos, Hugo Rafael Rodrigues dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6640529406330169
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação física - Estudo e ensino - Pernambuco;Saúde;Linguagem corporal;Pedagogia crítica
Data do documento: 7-Fev-2019
Citação: SANTOS, Hugo Rafael Rodrigues dos. O trato com o conhecimento da cultura corporal e sua relação com a saúde nas aulas de educação física. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa se propõe analisar o trato com o conhecimento saúde nas aulas de Educação Física, identificando a contribuição da produção do conhecimento em Educação Física escolar no Estado de Pernambuco acerca dessa temática e reconhecendo as experiências pedagógicas de professores da área que abordam a saúde em suas aulas com base na Metodologia Crítico-Superadora. A saúde enquanto conhecimento a ser abordado nas aulas de Educação Física tem sido desenvolvido de forma predominante numa perspectiva individual, sendo necessário uma reorganização da prática dos professores para que considerem as especificidades dos sujeitos, assim como o meio no qual eles estão inseridos, levando-os a refletir pedagogicamente, de maneira crítica, sobre a relevância do conhecimento a ser construído. Sendo assim, nos valemos da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, analisada por meio da análise de conteúdo (MINAYO, 2008). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que trata pedagogicamente a saúde em suas aulas, a partir de dois aspectos: a) Concepção de acerca da saúde; b) Metodologia do Ensino. Nesse contexto, afirmamos que é possível abordar a saúde de forma crítica nas aulas de Educação Física escolar, seguindo as contribuições da Metodologia Crítico-Superadora, a qual permite, de modo sistematizado, que os professores organizem o pensamento a respeito da temática dentro das aulas de Educação Física, conduzindo o aluno a usar os conhecimentos construídos para intervir socialmente no meio que vive.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/790
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_hugorafaelrodriguesdossantos.pdf945,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.